Dominada por vendas diretas e em lojas de franquias, categoria mostra potencial de crescimento nos varejos tradicional e online.
O Brasil é o segundo maior mercado de perfumaria no mundo, atrás apenas do EUA. Mas a distribuição de fragrâncias no país é desigual, se concentrando predominantemente em vendas diretas e lojas de franquias, onde se destacam grandes players da categoria, como Natura, Avon e o Grupo Boticário.
“O Brasil é uma das maiores potências globais em venda direta. É algo muito representativo e que, de fato, funciona. Por isso, os números ainda se mostram tão evidentes. Uma das principais vantagens dessa modalidade é que você pode personalizar a venda, humanizar e trazer o consumidor para mais próximo da marca. Em franquias, não é diferente, o setor é um dos que mais cresce no país. Sobretudo, após a pandemia, o franchising brasileiro evoluiu exponencialmente e a perfumaria acompanha o mesmo ritmo”, justifica Ana Paula Magri, CEO do Grupo Vizcaya.
Comercializando fragrâncias internacionais no mercado brasileiro há mais de 30 anos, com marcas de luxo como Montblanc, Jimmy Choo, Coach e Lacoste no portfólio, a empresa acompanhou muitas mudanças em relação aos canais venda para o segmento. “Hoje, as oportunidades de chegar até o consumidor final são mais variadas e os resultados são mais rápidos. A internet nos deu essa força. Antes, nós precisávamos esperar o consumidor ir até a loja para comprar, hoje chegamos à casa dele em poucos cliques”, diz Magri.
Vendas de fragrâncias online crescem mais que outras categorias
O varejo online realmente é um dos canais onde a perfumaria mais avança no Brasil. De acordo com a Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para e-commerce, as vendas da categoria aumentaram 31,5% no primeiro semestre de 2024 em lojas online nacionais, o maior crescimento registrado entre todos os segmentos do mercado de beleza.
“Percebemos um maior investimento das marcas na venda de fragrâncias de forma digital, impulsionado pela influência das mídias sociais nos hábitos de compra e o endosso de celebridades, que se tornam embaixadoras das marcas. A categoria já concentra mais de 70% das vendas em sites especializados, como Beleza na Web e Época Cosméticos”, afirma Juliana Lorenzetti, diretora de growth Neotrust Confi.
As vendas online de perfumaria da Ciclo só perdem atualmente para as vendas no varejo tradicional. A marca está presente em mais de 5 mil pontos no país, como lojas de cosméticos e de grandes departamentos. “A principal vantagem do varejo nessa corrida em capturar o interesse dos clientes é a possibilidade de experimentação, tão relevante na escolha de uma fragrância. Destaco também a possibilidade do varejista em proporcionar experiências sensoriais e de compra que encantem e tornem o momento da compra um ato emocional”, diz a CEO Luane Lohn.
A Coty também vem investindo pesado no varejo brasileiro com marcas internacionais de perfumaria, como Adidas, David Beckham, Gabriela Sabatini e Katy Perry. Pouco mais de um ano depois de ingressar na categoria de fragrâncias lifestyle, o grupo ultrapassou os 6 mil pontos de venda no país.
Grande oportunidade de expansão da perfumaria no varejo tradicional
“Embora lojas de franquias e as operações de venda direta continuem a ter um papel importante neste mercado, estamos construindo a categoria em novos canais que passaram a incorporar mais produtos de beleza e bem-estar nos últimos anos”, afirma Bruno Wolmer, vice-presidente comercial da Coty Brasil. “Ainda existe uma oportunidade enorme de expansão e desenvolvimento do segmento no varejo tradicional, seja fortalecendo canais seletivos que já comercializam perfumes, como lojas de departamento, e-commerces de beleza e perfumarias especializadas, ou desenvolvendo novos canais, que também possuem altíssima penetração entre os brasileiros, como perfumarias tradicionais, que ainda não exploram todo o potencial de vendas de perfumes, apesar do nome do canal, e também as farmácias”, ele acrescenta.
O canal farma, aliás, foi fundamental na estratégia do grupo para impulsionar suas fragrâncias lifestyle. “As farmácias são um ambiente acessível e de grande capilaridade no Brasil, oferecendo um portifólio cada vez maior de itens de beleza e bem-estar. Por já trabalharmos com diversas categorias nas farmácias, como hidratantes, esmaltes e desodorantes, temos uma boa malha de distribuição e uma relação comercial bem estabelecida com as redes, e isso foi um pilar importante nesta rápida expansão da distribuição e presença de nossa perfumaria no canal”, diz Wolmer.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/oportunidades-de-expansao-para-perfumaria-no,5242
Deixe um comentário