Se adaptar às tendências mundiais do mercado pode impulsionar as empresas para o sucesso
De acordo com a Allied Market Research, o setor de cosméticos veganos deve movimentar mundialmente US$ 28,5 bilhões por ano até 2031, com uma taxa de crescimento anual de 5,9% e estima-se que até 2027, o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais alcance o faturamento de aproximadamente US$ 40 bilhões, conforme projeção da Redirection International. Com isso, o grande desafio para os negócios será encontrar maneiras eficazes de inovar e, ao mesmo tempo, fidelizar os clientes, garantindo assim sua relevância em meio a concorrência intensa.
“O aumento de opções no mercado e a variação nas preferências de consumo faz com que os clientes comparem preços e promoções. Para contornar isso, descontos não são o suficiente para se destacar, você precisa mostrar os benefícios de adquirir o seu produto e o segredo está na forma como evidencia isso”, pontua Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos presente no mercado há mais de 20 anos.
Para acompanhar esse futuro promissor, as empresas precisam cultivar a fidelidade dos clientes, que será fundamental para o seu crescimento. “Práticas como e-mail marketing, cupons de desconto, política de trocas facilitada e benefícios exclusivos, como acesso antecipado a lançamentos, fortalecem a relação com os clientes. Treine sua equipe para oferecer não apenas vendas, mas uma consultoria personalizada, recomendando os melhores produtos para cada perfil. Essas abordagens aprimoram o relacionamento com o público e impulsionam o crescimento da marca. Na Yes! Cosmetics, mais de 40% dos clientes realizam recompras presencialmente e a taxa do online é superior a 70%”, conta, Espinheira.
Essas estratégias de fidelização fortalecem a conexão emocional com os consumidores e aumentam a frequência de visitas, tanto no ponto de venda físico quanto online. Conectar-se com o consumidor vai além de oferecer bons produtos e é um processo de médio a longo prazo: é essencial adotar uma postura transparente e deixar claro os valores da marca.
O investimento em soluções sustentáveis e eco-friendly, por exemplo, demonstra um compromisso com a responsabilidade ambiental. “O primeiro passo para a fidelização é ganhar a confiança do seu público, começando com a entrega de produtos e serviços de alta qualidade que atendam ou superem suas expectativas. Estude as necessidades e preferências dos consumidores para adaptar-se à eles”, explica o CEO.
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