Enquanto o mercado brasileiro de hair care voltou a figurar na terceira posição do ranking global em 2023, quando atingiu R$ 28,2 bilhões e cresceu 11,2%, os produtos utilizados para condicionar, pentear e tratar os cabelos já conquistaram a vice-liderança, segundo a Euromonitor International. No ano passado, as vendas atingiram R$ 12,2 bilhões, 13% acima do registrado no ano anterior, e já representam 43,3% do mercado brasileiro de cuidados com os cabelos.
Essa elevação ficou muito acima da média global em 2023, que foi de 4,8%. Além disso, a Euromonitor prevê um aumento de 59,6% até 2028 para o Brasil e de 37,1% para o mercado mundial. O levantamento abrange todos os formatos, como óleos, ceras, máscaras, sprays, ampolas, mists, cremes de pentear e séruns.
Impulso dos lançamentos
Entre as categorias auditadas pela Circana Brasil na indústria de beleza, que incluem fragrâncias, cabelo maquiagem e skincare, os produtos para cabelos tiveram a melhor performance, de janeiro a agosto deste ano, crescendo de 46% em valor e 44% em unidades. “É a única categoria que mantém o mesmo nível de crescimento entre valores e unidades”, pontua Ana Seccato, diretora comercial da Circana. Já no mercado total de beleza, a variação foi de 20% e 13%, em valor e unidades, respectivamente.
Em relação aos produtos estilizantes, que incluem cremes de pentear, mousses finalizadores, sprays anti-frizz, entre outros, Ana aponta que os lançamentos tiveram um papel importante no resultado, somando mais de 200 novos produtos e contribuindo com 40% do resultado do subsegmento. “Um ponto em comum entre todos os top 10 produtos estilizantes, todos apresentam em sua comunicação prova de eficácia baseada em testes laboratoriais”.
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