O consumo de itens de higiene e beleza dentro do lar cresceu 3,5% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a consultoria Kantar, impulsionado pelo maior número de categorias de uso rotineiro e pelo crescimento de 11% no tíquete médio gasto com sabonetes. Os dados, divulgados com exclusividade ao Valor, apontam uma busca maior por marcas premium, especialmente com o desembolso crescente das classes D e E com a categoria.
No acumulado dos doze meses findos em junho, o preço médio avançou 9,4% entre as classes D e E. A variação foi maior que da classe C (+6,6%) e das classes A e B (+7,2%). Já em toneladas, as classes D e E ampliaram seu consumo de sabonetes em 8,9%, enquanto os volumes de compras das classes A e B cresceram 15% no mesmo período.
A Kantar aponta que o avanço do mercado de sabonetes brasileiro ocorre na esteira do viral do “banho premium” nas redes sociais, que surgiu em 2023 e ganhou força neste ano. Nas postagens, os usuários apresentam os produtos utilizados e suas rotinas de banho como uma forma de autocuidado.
De acordo com a Kantar, o tempo dedicado à rotina semanal de cuidados pessoais cresceu 5,8%, indicando que os brasileiros gastam pelo menos sete minutos no uso de cada uma das nove categorias. A busca por melhores marcas, de acordo com a consultoria WGSN, indica que o banho premium seguirá como tendência forte para 2025.
O comportamento das classes de consumo D e E foi uma das apostas do Grupo Boticário ao expandir o portfólio da marca de maquiagens Vult, que agora inclui produtos para cabelos e para o corpo. Após uma imersão com consumidoras do Capão Redondo, na periferia da capital paulista, a companhia desenvolveu uma tecnologia para hidratantes corporais que evita o aspecto acinzentado da pele após horas em contato com suor. A linha de produtos também inclui ativos como ácido hialurônico, glicerina e colágeno, ingredientes comuns no portfólio de itens para o rosto.
O consumo de itens de beleza e higiene fora de casa também registrou aumento, de acordo com a Kantar, avançando de 28% da cesta de consumo no segundo trimestre de 2023 para 29,2% no mesmo período deste ano. A gerente de contas da divisão Worldpanel da Kantar, Juliana Kohler, afirma que crescimento reflete o aumento constante das horas de trabalho presencial nas empresas, após o auge da pandemia de covid-19.
“Os dados mostram um uso intensificado de maquiagem pelas pessoas, o que nos leva a crer que a categoria seguirá com alto crescimento de penetração de compra no próximo ano”, afirma. A pesquisa da Kantar foi elaborada a partir de dados de compra de 11,3 mil domicílios em todo o país.
Deixe um comentário