As conversões de pontos comerciais do Extra Hiper foram destacadas como uns dos principais fatores que contribuíram para o crescimento do Assaí Atacadista e do GPA nos resultados do terceiro trimestre, divulgados na última semana. Mas, para além de novas lojas ao parque, o encerramento da operação da bandeira gerou impactos significativos nas estratégias das companhias, desde posicionamento de mercado até novas oportunidades de atuação. No GPA, a saída do segmento de hipermercados representou uma reestruturação de todo o negócio, que passou a atuar apenas com supermercados e lojas de proximidade. O foco, com isso, passou a ser o leque de serviços das lojas, e não mais os descontos oferecidos. Já no Assaí, a aquisição de 70 lojas do Extra Hiper possibilitou que a rede adentrasse regiões centrais das cidades, onde já há uma escassez de pontos adequados para operações de cash & carry, e, com isso, intensificasse a conquista de clientes da classe AB.
Impactos Financeiros
O crescimento de 14,2% nas vendas do GPA Brasil foi impulsionado pelas lojas transformadas dos hipermercados. No terceiro trimestre deste ano, a companhia atingiu R$ 4,6 bilhões. As unidades convertidas também já começaram a alavancar os resultados do Assaí, ficando entre as operações que mais vendem em toda a rede. “A performance dessas lojas convertidas, em acelerada maturação, reforça as perspectivas de venda (3x) e margem Ebitda (+150bps acima da média da companhia) para o projeto de conversões de hipermercado, bem como o objetivo de faturamento consolidado de R$ 100 bilhões em 2024”, afirmou o Assaí, em release de resultados.
Expansão Acelerada
Enquanto o GPA já finalizou a conversão das 23 lojas que restaram do Extra Hiper, o Assaí ainda tem uma série de transformações a serem feitas. Com esse movimento, o Pão de Açúcar ganhou 13 novas unidades, enquanto as bandeiras Mercado Extra e Compre Bem passaram a contar com 8 e 2 novos pontos de venda, respectivamente. Em recente entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Marcelo Pimentel, CEO do GPA, revelou que a companhia planeja abrir 300 lojas até 2025. “Serão 50 supermercados, priorizando o Pão de Açúcar, e 250 de proximidade, priorizando Minuto Pão de Açúcar. Fecharemos 2022 com 75 novas lojas, sendo 23 de supermercado e 52 de proximidade.” Por sua vez, o Assaí encerrou o trimestre com 14 conversões de hipermercados, totalizando 19 até o momento. A rede vai intensificar o projeto e prevê 45 lojas convertidas neste segundo semestre. Até o fim de 2023, a meta do cash & carry é chegar a 300 operações.
Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/muito-alem-de-novas-lojas-69944/
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