Inspirado no ambiente que cerca sua vinícola, o novo rótulo do enólogo croata Stina foi concebido como uma ‘tela em branco’ para o consumidor. Deixado nu, o rótulo destina-se a inspirar a criatividade.

Símbolo da ilha croata de mesmo nome, a pedra branca de Brac foi a fonte de inspiração para Stina (pedra, no dialeto dálmata) – uma vinícola fundada em 1903 e revivida em 2009.

Para o desenvolvimento da embalagem de sua safra mais recente, Stina Plavac Mali Stipancic, o enólogo recorreu à agência de publicidade e branding Bruketa&Žinic&Grey, com sede em Zagreb, sua parceira de design na última década.

A Bruketa&Žinic&Grey desenvolveu uma marca com forte foco em contar histórias. Apoiando-se na tendência do  design monocromático , a agência optou por um rótulo branco puro de quatro camadas (Sato) evocando as encostas da Ilha de Brac, onde o vinhedo está localizado a cerca de 500 metros acima do nível do mar. Estas vinhas são representadas através de três camadas adicionais de papel, cortadas em um ângulo acentuado e afixadas no tradicional rótulo retangular.

Um rótulo como uma tela em branco
Com o objetivo de transmitir as dificuldades da viticultura em uma paisagem desolada e pedregosa, o rótulo branco imaculado incentiva o consumidor a usá-lo como uma tela (como foi feito nos visuais retratados, usando o próprio vinho). A agência optou pelo papel branco não revestido Fasson Watermark da Avery Dennison , que é “hotstamped sem o uso de papel alumínio” de acordo com o fornecedor, para um efeito de marca d’água. O rótulo é intencionalmente deixado sem tratamento, exceto pelas informações do vinho em relevo, dando ao consumidor carta branca para usá-lo como uma área de expressão pessoal.

O vinho é engarrafado em um modelo Reserva de vidro escuro de 750ml da fabricante de vidro italiana Vetreria Etrusca com uma rolha de cortiça natural portuguesa. Abandonando a embalagem secundária tradicional, a garrafa é simplesmente embrulhada em papel de seda preto.

O primeiro vinho da vinícola vindo de um único vinhedo é feito de Plavac Mali (Little Blue), uma variedade indígena de uva preta. Lançado no ano passado, Stina Plavac Mali Stipancic é vendido por € 58.

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/creativity-unbottled-stina-s-wine-label-turned-canvas.63412

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