Em meio a finalização da fase de turnaround, o GPA agora se prepara para o seu próximo ciclo com foco em crescimento, que se estenderá por três anos, de 2025 a 2027. O objetivo será retomar os resultados líquidos e expandir em São Paulo, fortalecendo sua marca no segmento premium.

Já o Carrefour pretende seguir um modelo mais conservador no curto a médio prazo. Porém a consolidação é inevitável. A companhia está em processo de digestão da aquisição do Grupo Big, que trouxe alguns prejuízos para os resultados de 2023. Além disso, a empresa também fechou 123 unidades noformato de varejo início do ano.

“Conforme informamos, o foco dos planos de expansão do maior varejista do Brasil está nos formatos de atacarejo e clube de compras (Atacadão e Sam’s Club).”

Enquanto isso, a Plurix, empresa do Pátria Investimentos, pretende continuar com as aquisições. Porém, a empresa possui alguns critérios para a compra. Um deles é não adquirir empresas em fase de turnaround. Outro fator é a densidade geográfica, algo considerado para avaliar, entre outras coisas, o market share.

“Em junho, a empresa adquiriu o Grupo Amigão, que possui lojas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa foi a 12ª e maior aquisição até o momento da Plurix. Com ela, a empresa alcança um faturamento de aproximadamente R$ 10 bilhões.” 

Para os próximos anos, a empresa também espera que o movimento de consolidação continue, inclusive com grandes empresas indo ao “balcão de vendas”. 

Além das aquisições, a Plurix que considera uma saída do Pátria somente em 2026 ou 2027, estuda também o movimento de fusão para seguir para um potencial IPO (initial public offering, ou “oferta pública inicial” em português) e se tornar uma companhia de capital aberto.

Fonte: https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/gpa-carrefour-e-plurix-discutem-sobre-seus-planejamentos-estrategicos

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