Embalagens blister sem plástico e potes de vidro reciclado que oferecem proteção UV estão entre as inovações em embalagens de luxo que competem pelo prêmio in green na LUXE PACK Monaco 2024.

A LUXE PACK Monaco revelou os finalistas que concorrem ao cobiçado prêmio verde em 2024. A competição premia tanto novos desenvolvimentos de embalagens sustentáveis ​​quanto iniciativas de RSC.

Categoria de inovações em embalagens sustentáveis
Na disputa pelo prêmio de inovações em embalagens sustentáveis, quatro de um total de 54 inscrições foram selecionadas este ano.

A Technicaps se uniu ao Pochet Group e à Cilkoa para o Re-feel ©Technicaps

 

A Technicaps  está competindo com a Re-feel, um frasco de cuidados com a pele recarregável feito na França. Desenvolvido com o Pochet Group e a Cilkoa, é considerado a primeira solução recarregável desse tipo sem revestimento plástico. A embalagem consiste em uma tampa de plástico reciclado ou de origem biológica monomaterial, produzida pela Technicaps ou Qualipac, e um frasco de vidro curvo e leve feito pela Pochet du Courval usando 15% de vidro reciclado. O copo de refil de celulose, fabricado pela Technicaps, não requer plástico; em vez disso, o tratamento de barreira à base de minerais da Cilkoa protege o material de óleo e água. Todos os componentes da embalagem (tampa, frasco, copo de refil) são recicláveis ​​em fluxos de reciclagem existentes.

Blistapaper é uma solução 100% papel ©Adhespack

Blistapaper do especialista em amostragem Adhespack é posicionado como o primeiro blister de papel para maquiagem. Feito de papel 100% certificado pelo FSC, ele não contém plástico ou alumínio encontrados em blisters tradicionais. O papel Bluecup é usado para as cavidades e o papel Greenpack para selar. A solução monomaterial é reciclável e é compostada em 154 dias. Pode ser usado tanto para amostragem quanto para vendas de produtos, para produtos de maquiagem, incluindo batom, pó, blush e sombra.

Brute é uma garrafa da linha Wildly Crafted do fabricante de vidro Estal ©Estal

 

A submissão Brute do fabricante de vidro Estal é uma garrafa leve com texturas orgânicas pronunciadas voltada para marcas de destilaria. Parte da linha Wildly Crafted da Estal, é feita de Wild Glass (vidro 100% PCR) e tem uma estética artesanal que celebra as imperfeições, reduzindo o desperdício em até 15% para melhorar a eficiência da produção. A garrafa deve ser reciclada ou reutilizada no fim da vida útil.

O frasco Licata da Zignago Vetro oferece proteção UV ao seu conteúdo ©Zignago Vetro

 

O frasco de cosméticos Licata da Zignago Vetro da Deep Green Collection é considerado o primeiro frasco introduzido no mercado com cor UVAG. De acordo com o fabricante de vidro, este vidro pode fornecer 89% de proteção UV à fórmula. O frasco pode ser feito com até mais de 90% de vidro reciclado, reduzindo as emissões de CO2 do processo em 36% em comparação com o vidro flint. No fim da vida útil, ele pode ser reciclado ou mantido e reutilizado. Uma avaliação completa do ciclo de vida é realizada para cada produto da Deep Green Collection durante o processo de desenvolvimento do produto.
Todos os trabalhos inscritos na categoria inovações em embalagens sustentáveis ​​serão exibidos durante a LUXE PACK Monaco, em um espaço dedicado na entrada do Hall Ravel.

Prêmio Iniciativa de RSC

O PET bioreciclado da Carbios foi usado para criar um frasco transparente de óleo de banho para a L’Occitane en Provence ©L’Occitane x Carbios

 

O PET bioreciclado da Carbios foi usado para criar um frasco transparente de óleo de banho para a L’Occitane en Provence ©L’Occitane x Carbios
Três empresas estão competindo na categoria de iniciativa de RSC. A empresa francesa de bioquímica  Carbios está concorrendo com seu projeto de usina de bioreciclagem que visa tornar o PET totalmente circular. A usina processará 50.000 toneladas de resíduos de PET preparados anualmente, o equivalente a 300 milhões de camisetas ou dois bilhões de garrafas. A tecnologia de bioreciclagem da Carbios resulta em monômeros comparáveis ​​ao plástico virgem, o que significa que embalagens de grau alimentício e não alimentício podem ser recicladas de volta em embalagens de grau alimentício sem adicionar PET virgem. A iniciativa ajudará a responder à crescente demanda por rPET de grau alimentício por conta das regulamentações da UE e, principalmente, da diretiva de plástico de uso único.

A tecnologia de reciclagem molecular da Eastman foi usada nas embalagens da Dior ©Eastman

 

A empresa de materiais Eastman diz que suas tecnologias de reciclagem molecular processarão mais de 250 milhões de libras de resíduos anualmente até 2025 e 300 milhões de libras até 2030. Sua tecnologia de renovação de poliéster converte resíduos de poliéster difíceis de reciclar (como PET colorido, fibras de carpete e vestuário) em seus monômeros básicos originais. Isso pode então ser usado para produzir plásticos que são notavelmente adequados para embalagens de cosméticos ou óculos. O portfólio de resinas Renew da Eastman ostenta 50% de conteúdo reciclado certificado com desempenho e cor virgens.

A Lessonia desenvolveu cosméticos reidratáveis ​​©Lessonia

 

A iniciativa do fabricante contratado de cosméticos Lessonia se concentrou no desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos reidratáveis ​​na forma de pós ou comprimidos. Ao fazer a transição para formas reidratáveis ​​e recarregáveis ​​(por meio de embalagens reutilizáveis), a empresa alega uma redução na pegada de carbono de seus produtos de 50% e uma redução de 52% no uso de água e consumo de energia em comparação com produtos convencionais. A Lessonia iniciou a iniciativa em 2022. Os desafios incluíam manter a mesma qualidade do produto e experiência do usuário e adaptar os processos de produção e embalagem.
 

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/technicaps-eastman-zignago-vetro-who-is-competing-for-a-luxe-pack-in-green-award-at-monaco.64613

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *