No que se acredita ser uma novidade no setor de luxo, a Dans le Noir, sediada na França, envolveu avaliadores e testadores com deficiência visual no processo de desenvolvimento da fragrância para seu Eau de Parfum de Nuit.
Marcando sua estreia no mundo das fragrâncias de luxo, a Dans le Noir, que emprega cerca de 150 pessoas com deficiência visual, lançou seu Eau de Parfum de Nuit (perfume noturno) neste outono de 2024.
O perfume feminino foi composto pela perfumista Suzy le Helley ( Symrise ), que foi informada na escuridão absoluta e trabalhou com avaliadores e testadores videntes e deficientes visuais. Envolver os deficientes visuais no coração do projeto da fragrância era um dado adquirido, explica Tiffany Kendziolka, formada pela escola francesa de perfumaria ISIPCA e especialista sensorial na Dans le Noir. “Quando privados da visão, outros sentidos são despertados. […] Até onde sei, esta é a primeira vez que pessoas com deficiência como eu foram tão longe na contribuição para o desenvolvimento de um produto no mundo dos bens de luxo”, afirmou ela em uma declaração.
Um eau de parfum de Suzy le Helley da Symrise
Um âmbar amadeirado, a fragrância combina notas de longoza — marcando o primeiro uso do ingrediente Symrise em perfumaria — caroço de damasco, sândalo e grisalva. “Uma fragrância noturna é uma rotina totalmente nova. Ela deve encontrar seu lugar no coração de um novo ritual de sedução, beleza e bem-estar, depois do banho e antes de ir para a cama”, diz le Helley.
Dans le Noir oferece aos consumidores a possibilidade de descobrir sua fragrância em um ambiente com blecaute; isso estará disponível para seus distribuidores usando cabines ou fones de ouvido para recriar tal atmosfera quando o espaço for limitado.
Tampa de fragrância: Codiplas supera o desafio
A designer e pintora franco-russa Elena Potapova (SlaviArt Project), sediada em Paris, criou o design da embalagem. O frasco de 100 ml — modelo Gala da Coverpla — é coberto com uma tampa ( Codiplas ) em forma de ponto de interrogação, a parte inferior do sinal de pontuação é serigrafada na face do frasco (ATV).
“Queríamos uma tampa que mantivesse os códigos de luxo e incorporasse o DNA da Dans le Noir”, disse a diretora-gerente da Dans le Noir Parfums, Camille Léveillé, que pilotou o lançamento da fragrância, à Formes de Luxe . Da impressão 3D à madeira, várias opções foram testadas para o componente até que a Codiplas desenvolveu uma tampa de plástico feita de PP e PA. A produção do componente de três peças exigiu dois moldes; desmoldar a peça foi complexo por conta de sua espessura, curvas e espaço oco, detalha Léveillé.
Elena Potapova (SlaviArt Project) criou o design da embalagem ©Dans le Noir ?
A embalagem secundária (Nortier), por sua vez, é sóbria na parte da frente e tátil no verso, que inclui letras em braille via verniz brilhante e impressão em relevo, bem como um código QR em braille. A caixa é embelezada com relevo e hot-stamping.
A fragrância também vem em uma versão de 30ml: a Coverpla forneceu seus flacons Empire combinados e uma tampa para esse formato. Lançada em setembro de 2024, a fragrância é vendida a € 69 por 30ml e € 158 por 100ml.
A Dans le Noir foi fundada na França em 2004 pelo empreendedor Édouard de Broglie. Com presença em nove países, atualmente tem três pilares de atuação: restaurantes, spas e workshops de fragrâncias. Estes últimos foram lançados em Paris em 2018 e são liderados por Kendziolka.
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