A Ardagh Glass Packaging-Europe (AGP-Europe) alcançou uma redução consistente de 64% nas emissões de CO 2 nas garrafas de vidro produzidas pelo seu Forno NextGen.

A embaladora de vidro disse que economizou aproximadamente 18.000 toneladas de CO 2 do forno em suas instalações em Obernkirchen, Alemanha, desde o início de 2024.

Desde o início da produção comercial em outubro de 2023, o Forno NextGen aumentou o aquecimento elétrico direto por meio de eletrodos, atingindo uma meta de 80% de aquecimento elétrico e 20% de gás.

Até o momento, em 2024, a AGP-Europa alcançou uma taxa média de 60% de aquecimento elétrico no Forno NextGen; progresso alcançado em parte devido ao apoio e experiência do fornecedor de fornos Sorg

O Forno NextGen é financiado através do programa BMWK ‘Descarbonização da Indústria’, que é gerido pela KEI, e também do Fundo Europeu de Inovação ‘NextGeneration EU’.

Ela ultrapassou os limites da tecnologia de fusão elétrica com uma produção em escala comercial de até 350 toneladas de vidro âmbar, utilizando até 70% de restos de vidro reciclado.

Joris Goossens, gerente de projetos de P&D da AGP-Europe, disse: “Aumentar o aquecimento elétrico no forno NextGen não foi uma jornada fácil.

“Em um forno convencional, o espaço de combustão é mais quente que o vidro, mas no Forno NextGen, o vidro fica mais quente que o espaço de combustão: o forno está efetivamente de cabeça para baixo. Temos navegado em território desconhecido.”

Sven-Roger Kahl, Gerente de Operações do Forno, AGP-Europe disse: “O design NextGen, que apresenta eletrodos na parte inferior do forno, desafiou as regras tradicionais de operação do forno.

“Foi como aprender a dirigir novamente, mas valeu a pena o esforço para atingir nossa meta de embalagens de vidro com baixo teor de carbono.”

Muitos clientes importantes, colegas da indústria do vidro e fornecedores já visitaram o forno para vê-lo em ação.

Funcionários do governo também foram recebidos em Obernkirchen para discutir a necessidade de ligação à rede eléctrica para implementar a tecnologia em outras instalações AGP.

A AGP-Europe pretende adotar tecnologias de fusão híbridas e outras tecnologias sustentáveis ​​para reconstruções de fornos a partir de 2027, sujeitas ao acesso à infraestrutura elétrica apropriada nos mercados relevantes.

Fonte: https://www.glass-international.com/news/ardagh-glass-packaging-achieves-64-co2-reduction-producing-bottles-from-nextgen-furnace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *