O mundo pode reduzir a produção plástica em 80% até 2040 com mudanças práticas e acessíveis, como a adoção de novas políticas de mercado e uso de tecnologia, aponta o Relatório Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O documento propõe três mudanças no mercado: reutilizar, reciclar e reorientar os produtos. Hoje o mundo produz cerca de 430 milhões de toneladas de plásticos por ano, boa parte deles de uso único, e a previsão é de triplicar esse número até 2060, conforme o relatório.

Para chegar à redução de 80% é preciso eliminar plásticos em excesso, como embalagens, substituir o material por alternativas ecológicas, ampliar a reutilização e a reciclagem. Com essas medidas, o mundo economizaria US$ 3,25 trilhões em danos relacionados a saúde, clima, poluição do ar, dos mares e ações judiciais, conforme o relatório. A mudança também evitaria a emissão de 500 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano e poderia criar 700 mil novos empregos até 2040.

O relatório foi divulgado este ano para mobilizar mercado e sociedade sobre a importância da circularidade. “Um novo mundo de oportunidades está se abrindo a partir da transição da economia linear para a economia circular e isso vem ganhando força”, afirma o coordenador do Movimento Circular, Vinicius Saraceni.

O Movimento Circular, que completa três anos agora agosto de 2023, é uma iniciativa multissetorial que também mobiliza a sociedade para a importância da circularidade, pois reúne pessoas e organizações empenhadas em disseminar os conceitos e a prática da economia circular. A organização orienta sobre a transição da economia linear para a circularidade, usando como ferramentas educação e cultura, incentivando o desenvolvimento sustentável de novos processos, produtos e atitudes para uma sociedade sem desperdícios.

“A mudança de paradigmas já é percebida claramente na trajetória do Movimento Circular, a partir das nossas diferentes atividades. Hoje o Movimento é uma plataforma de ação para o fomento da economia circular e está conquistando cada vez mais espaço”, afirma Saraceni.

Nos últimos três anos, quase duas mil pessoas por dia se envolveram com a proposta do Movimento Circular de construir um novo mundo baseado na circularidade para evitar o esgotamento do planeta. Nesse período, a plataforma impactou 2 milhões de pessoas, contabilizou 275 mil acessos no portal em português, inglês e espanhol, 60 parcerias e 65 ações com parceiros, 2,4 mil inscritos na Circular Academy e 12 mil usuários dos recursos educacionais, entre outros números.

No mês de aniversário, o Movimento Circular promove uma série de atividades dentro da campanha “Economia Circular: vamos construir, juntos, um novo mundo de oportunidades”. A campanha busca impactar ainda mais pessoas sobre como a circularidade é positiva e revolucionária para todos, com benefícios ao ambiente, ao planeta, às pessoas e também à economia, criando novos negócios, gerando empregos e possibilitando inovações tecnológicas, entre outros.

O Movimento Circular ultrapassou a fronteira do Brasil e mobiliza parceiros e cidadãos de outros países. Pioneira da iniciativa, a Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos, foi a primeira parceira e continua atuando no projeto. Saraceni comemora que a associação está ampliando o alcance com o interesse das pessoas pela escola de economia circular, além da adesão de novos parceiros.

“Estamos sendo cada vez mais procurados por startups, organizações que querem acelerar a sua pauta pela circularidade, governos, entidades setoriais. O Movimento vem conseguindo se tornar um imã, um catalisador, uma voz importante e protagonista na agenda da circularidade. Ele conecta a agenda da economia circular com a sociedade em todos os segmentos, gerando um grande número de novas oportunidades para as pessoas, as organizações e o ambiente”, afirma o coordenador.

Saraceni explica que o Movimento Circular tem a função de mobilizar, catalisar, acelerar e conectar os agentes e os elos do círculo que vão transformar a sociedade. “Temos que transformar o jeito de o mundo funcionar”, alega. De acordo com ele, o Movimento é uma plataforma de ação com parceiros, educadores e todos os interessados em tornar o mundo melhor. “Nossa proposta é levar o conhecimento para que todos tenham ciência do seu papel, da sua responsabilidade e consigam enxergar as oportunidades que surgem nesse novo mundo”, diz.

Eventos

Para celebrar os três anos, o Movimento Circular criou uma programação especial. A Circular Experience terá ações mão na massa, imersão em economia circular e oportunidade de networking em duas edições, uma para professores, no dia 15 de agosto, e outra para parceiros, no dia 16 de agosto. A agenda inclui ainda a Webinar Circular Talks, para o público de língua espanhola, no dia 31 de agosto, com o tema “Design para Circularidade: Oportunidades para o ambiente, pessoas e negócios”.

A webinar em espanhol foi criada para envolver os parceiros internacionais na programação de aniversário do Movimento Circular. “Temos parceiros de diversos países e uma parte considerável é de língua espanhola. A webinar é uma forma de fazê-los presentes nesse momento de celebração de um novo ciclo do Movimento Circular”, afirma Saraceni.

Desafio Circular Internacional

Entre as novidades do terceiro ano do Movimento Circular está a nova edição do Desafio Circular, que este ano será internacional, com o tema “Repense e reinvente soluções por um mundo sem lixo”. O projeto educacional foi criado em 2020 para ampliar o conhecimento sobre economia circular dentro das escolas e a nova edição vai contar com participantes do Brasil, Argentina, Colômbia e México. A participação é aberta a todas as escolas, alunos e professores interessados.

O Desafio Circular contribui para formar professores e estimular os alunos, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e universitários, a desenvolver projetos e protótipos inovadores de iniciação científica, que oferecem soluções para um mundo sem lixo, reduzindo o uso de recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Os vencedores de cada país carimbam participação no Prêmio Por um Mundo Sem Lixo – Internacional, que vai escolher o melhor projeto latino-americano de economia circular.

Fonte: https://clubedaembalagem.com.br/noticias/producao-plastica-pode-ser-reduzida-em-80-ate-2040-aponta-relatorio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *