Referência no segmento de produtos para culinária asiática no Brasil, companhia anuncia sua maior reformulação em 30 anos, que mira o público jovem e reposicionamento no mercado

A Sakura Alimentos, referência no segmento de produtos para culinária asiática, anuncia uma nova estratégia de branding que reforça seu novo posicionamento no mercado e busca aumentar tanto a conexão entre diferentes gerações de imigrantes quanto a penetração entre o público jovem. Parte dessa novidade já poderá ser vista nos pontos de venda a partir de Outubro, quando a empresa comemora 83 anos e aproveita a data para lançar novos rótulos que contarão com criações exclusivas de artistas nipo-brasileiros.

Cerca de 10% do portfólio de produtos da empresa, que hoje inclui mais de 300 itens que dominam o mercado de molhos líquidos, temperos, conservas, arroz premium e farinha panko, terão novas embalagens criadas a partir das artes de talentos nikkei (expressão que define descendentes de pessoas nascidas fora do Japão), como da muralista designer e Camila Gondo. “Mais que fabricar shoyu, a Sakura Alimentos agora também passa a usar arte para rejuvenescer suas marcas de olho em novos consumidores sem perder suas origens orientais”, afirma o publicitário Victor Hayashida, cofundador da School SS99, agência responsável pelo reposicionamento de Sakura, que é pioneira na fabricação de shoyu (molho de soja) e missô (massa de soja e arroz) no Brasil.

A novidade tem como objetivo traduzir o DNA dessa companhia brasileira, que une o tradicional — com fortes raízes na cultura japonesa — e o novo, que engloba inovações tecnológicas de seus produtos e processos. Este rebranding conecta os diversos perfis de consumidores das marcas de Sakura, sejam eles imigrantes ou descendentes que encontraram nos produtos uma forma de manter suas tradições culinárias japonesas, influenciadores que cresceram com os produtos da empresa, além de entusiastas da comunidade e gastronomia asiática. A expectativa é que até Março de 2024 todo o portfólio de itens do Varejo e do Food Service (hoje voltado para estabelecimentos e distribuidores parceiros) esteja repaginado com os novos rótulos.

Arte de Camila Gondo

“Para mim é uma honra fazer parte do projeto de uma marca brasileira com origens japonesas da mesma forma que a minha família. Os produtos da Sakura que já são ícones estão na minha mesa desde criança”, conta a artista Camila Gondo. Com referências à super tradicional arte da famosa xilogravura do mestre japonês Katsushika Hokusai, A Grande Onda de Kanagawa, e aos origamis da lenda do Tsuru, que significa “ressurgir”, as ilustrações da artista estampam as novas embalagens.

“Esses dois elementos se cruzam em nossas novas soluções para yakissoba e sushi que agora chegam ao mercado para trazer a tradição e o renascimento aos consumidores, que é o novo momento que estamos passando”, comenta Roberto Otake, CEO da Sakura. “Camila conseguiu traduzir com propriedade e sensibilidade nosso intuito de aproximar as diferentes gerações de ascendência nipo-brasileira. Sem dúvidas sua arte apaixonante foi a escolha certa para se juntar com a sofisticação dos nossos recém-lançados produtos premium de Sakura Origens”, ele completa.

Exposição no Bunkyo

Em Junho, a Sakura também apresentou os novos rótulos para sua linha de produtos premium, a Sakura Origens, em uma vernissage no Bunkyo — Museu Histórico da Imigração Japonesa. Na ocasião, a marca realizou uma exposição fotográfica batizada de “DA TERRA, O TOM”, que exibia fotografias de Rogério Cavalcanti e Isabela Takikawa, responsáveis pelas imagens das embalagens.

Com curadoria de Gisele Bento, a mostra destacou os bastidores das fotos da produção dos shoyus Kin tiradas nos campos de soja e milho com selo GMO Free (“Genetically Modified Organism Free” ou “livre de organismos geneticamente modificados”), que indica produtos que não utilizam transgênicos no desenvolvimento desses alimentos. Para Otake, a exposição refletiu “as raízes e a identidade de Sakura, destacando tanto a sensibilidade quanto o cuidado com que integram os elementos tradicionais e inovadores das culturas japonesa e brasileira em tudo o que fazemos”.

Fonte: https://foodinnovation.com.br/sakura-alimentos-anuncia-nova-estrategia-de-branding/

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