A partir da escassez das garrafas de vidro, devido ao aumento do consumo de vinho durante a pandemia de Covid-2019, uma vinícola brasileira decidiu criar uma alternativa, que chega agora ao mercado: a Cárdenas anuncia o lançamento da Cárdenas Amphora Wine, primeira garrafa de ânfora do Brasil, produzida em cerâmica.

Renato Cárdenas, responsável pela idealização do projeto, explica que, ao iniciar as pesquisas para criar uma garrafa que não fosse de vidro, avaliou diversos materiais (inox, alumínio, plástico), mas todos demandavam alto investimento ou não eram ecologicamente sustáveis.

“Foi então que me deparei com a cerâmica, que me remeteu aos primeiros recipientes de vinhos, algo mais natural e orgânico. E uma das premissas do projeto era fazer uma garrafa tão bonita, que as pessoas não tivessem coragem de jogá-la fora e pudessem reutilizá-la para outros fins”, explica.

Após dois anos de desenvolvimento, a marca lança o Cárdenas Amphora Wine Merlot 2016, na garrafa de ânfora branca, e o Cárdenas Amphora Wine Tannat 2017, na versão ânfora preta. No primeiro lote de lançamento serão apenas 2 800 embalagens.

Os vinhos escolhidos são de guarda, complexos e equilibrados, elaborados nas melhores parcelas dos vinhedos da Cárdenas. Vinhos de solos graníticos, com influência oceânica, que representam perfeitamente o terroir de Mariana Pimentel, na Serra do Sudeste (RS).

O formato oval da ânfora, com curvas orgânicas e sem cantos, foi pensando por Renato Cárdenas “para representar o renascimento, a renovação, a prosperidade e a família”.

Além disso, é uma garrafa funcional, com registro de patente de inovação. “A alça oca é um trocador de calor. É o primeiro ponto a ser resfriado quando inserida em um ambiente climatizado. E pela diferença de densidade do vinho, cria-se um movimento interno circular contínuo dentro da garrafa, facilitado pela inexistência de cantos da ânfora. Este movimento permite que os taninos amaciem mais rapidamente. É pura física, o trabalho da vinícola continua dentro da garrafa”, explica Renato Cárdenas, engenheiro mecânico de formação.

A garrafa de cerâmica também proporciona um ambiente escuro absoluto, ideal para a preservação do vinho; isolamento térmico, impedindo variações de temperatura, um dos principais inimigos da bebida; e micro-oxigenação, pois a parede interna é porosa, e, em contato com o líquido, libera pequenas partículas de ar, que são benéficas para o vinho.

O projeto do Cárdenas Amphora Wine contou com a experiência da designer Mirtes Aline Aragón Almanza, uma brasileira que vive na França. “Contar com o feeling e expertise de uma profissional de design com certeza foi imprescindível para o desenvolvimento deste projeto”, finaliza Renato.

Os vinhos em ânforas estão à venda na loja online da vinícola www.lojavinicolacardenas.com.br.

Fonte: https://embalagemmarca.com.br/2023/08/vinicola-brasileira-desenvolve-anfora-de-ceramica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *