Verificação de resultados da logística reversa do vidro em todo o Brasil. Esse é o objetivo da parceria firmada entre a Central de Custódia, empresa brasileira que atua na verificação dos resultados da logística reversa de embalagens pós-consumo, e a Circula Vidro, entidade gestora responsável pela reciclagem de 70% da produção nacional de vidro. A entidade é formada pela Abividro – Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas) e o SINDICERV – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).

O vidro foi o primeiro material a ter uma legislação federal específica, o decreto nº 11.300, de 21 de dezembro de 2022. Nele, ficou estabelecido o papel do verificador independente de resultados como pessoa jurídica de direito privado, contratada pela entidade gestora, que não realiza atividades próprias de entidade gestora ou de entidade representativa, para custodiar as informações e verificar os resultados de recuperação de produtos ou de embalagens, a fim de evitar a colidência de notas fiscais eletrônicas e, consequentemente, a duplicidade de contabilização, e de comprovar a veracidade, a autenticidade, a unicidade e a adicionalidade das informações referentes à reciclagem de produtos e de embalagens.
“Muito mais do que uma simples obrigação legal, nosso objetivo é dar credibilidade, moralidade e garantir a rastreabilidade de todo o sistema. É um passo a mais para tornar a logística reversa de vidro, um modelo de sucesso a servir de referência para outros países”, destaca Fernando Bernardes, fundador e CEO da Central de Custódia.

Plástico: Há cerca de um ano, parceria semelhante foi firmada com a ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI para a verificação de resultados e rastreamento de embalagens plásticas do descarte pelo consumidor até o retorno ao processo industrial.

Fonte: https://clubedaembalagem.com.br/noticias/logistica-reversa-do-vidro-passa-a-ter-verificacao-de-resultados-em-todo-o-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *