Companhias como Unipar, Toyota, Scania e Wheaton recepcionam públicos diversos em suas unidades.

Visitas feitas às sedes de empresas vão se firmando como importante ação de comunicação e reputação e, eventualmente, de atração de talentos. Tudo isso sem fazer cócegas ao faturamento.

As companhias, especialmente indústrias, mantêm estruturas de visitação que buscam criar —ou referendar— imagem positiva para suas marcas entre públicos diversos (ou, no jargão do setor, “stakeholders”), que podem ser comunidades vizinhas, consumidores ou estudantes de áreas de afinidade.

No Brasil, as empresas de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, são as que mais se beneficiam de um programa minimamente organizado, com fomento municipal.

Grupo visita a planta da indústria química Unipar, em Cubatão, São Paulo. Pessoas vestidas com capacetes verdes atravessam ponte com apoios de madeira
Grupo visita a planta da indústria química Unipar, em Cubatão, São Paulo – Divulgação/Unipar

As visitas, que obedecem a um calendário produzido com antecedência, valeram à cidade o título de “capital brasileira do turismo industrial” —não havia muita concorrência pelo título.

A gaúcha Caxias do Sul, que chegou a estruturar algo semelhante por seus polos metal-mecânico e de confecção, vive entressafra de seu programa.

Independentemente do quão justo é o título concedido a São Bernardo do Campo, a cidade paulista colecionou dividendos com a iniciativa.

Em 2019, se tornou município de interesse turístico do estado de São Paulo, passando a ter direito a uma fatia do orçamento estadual destinado a investimentos turísticos.

Produtora de vidros para as indústrias farmacêutica e de cosméticos e de copos e pratos para o consumidor final, a Wheaton participa do programa há dez anos.

Nas visitas que recebe, busca defender as propriedades do vidro, material que, segundo a empresa, é totalmente reciclado e melhor para a conservação de aromas do que os compostos plásticos.

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