Comerciantes com pontos em galerias da rede Extra acusam a companhia de implantar um aumento abusivo de cobranças e de descumprir cláusulas do acordo de locação
Nos últimos meses, lojistas com pontos em galerias da rede Extra entraram com processos no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o Grupo Pão de Açúcar, controlador dos hipermercados. Os comerciantes acusam a companhia de implantar um aumento abusivo de cobranças e de descumprir cláusulas do acordo de locação.
As primeiras ações entraram na Justiça entre maio e junho. Até o momento, são 14 comerciantes em 7 ações coletivas e individuais, envolvendo lojas de sapatos, roupas, salão de cabeleireiros, franquia de alimentação, entre outros.
A direção do GPA Malls, responsável pelos contratos, esteve ontem (03/09) em reunião buscar um acordo. Há processos de comerciantes das unidades do Extra João Dias, Jaguaré e Anhanguera, todos na capital paulista. Nos últimos dias, novas reuniões entre comerciantes aconteceram no Extra do Jabaquara, zona sul da capital, e em Taboão da Serra (SP).
“A recente piora no desempenho do Extra está fazendo a empresa buscar outras formas de receita e indo atrás dos lojistas”, afirma Richardson de Souza, advogado que representa os comerciantes. As lojas alegam que o grupo elevou de forma arbitrária a cobrança de “despesas de áreas comuns”, sem esclarecer razões do aumento.
Num dos processos, um lojista informou que pagava de R$ 150 a R$ 300 ao mês, e o valor subiu, a partir de maio, para de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil. Existe ainda a cobrança de uma porcentagem sobre faturamento mensal. “Isso é um modelo de cobrança de shopping e galeria não é shopping”, afirma Souza.
Estatuto social do GPA determina que o grupo pode atuar “na administração de operações imobiliárias, comprando, promovendo loteamentos e incorporação, locando e vendendo bens imóveis próprios e de terceiros”.
O GPA informa que “cumpre rigorosamente seus contratos”, segundo nota. “Todas as cobranças que realiza são autorizadas pelos contratos e pela lei. O GPA tem prestado todos os esclarecimentos aos seus parceiros, com quem mantém uma relação de respeito, sempre com foco nos clientes, ativo mais importante do GPA”.
Fonte:http://www.sm.com.br/detalhe/lojistas-entram-na-justica-contra-grupo-pao-de-acucar
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