A Natura Cosméticos comunicou em suas Demonstrações Financeiras Anuais completas de 2013 que vai se lançar mais acentuadamente no mercado internacional. “O ano de 2013 reforçou nossa convicção de que a Natura deve estender suas fronteiras para muito além das atuais operações”, disse a empresa em suas demonstrações financeiras do ano.

No primeiro ano de integração da marca Aesop, adquirida no início de 2013, trouxe novas abordagens criativas para a Natura e ampliou o seu potencial para alcançar diferentes públicos e geografias, já que a marca tem 65 lojas em cidades da Austrália, na Ásia, Europa e América do Norte.

As operações Internacionais na América Latina ao fim de 2013, já representavam 14% dos negócios da empresa mantendo um ritmo de crescimento superior a 30% nos últimos anos, mas agora com evolução na lucratividade. No México a empresa alcançou a marca significativa de 100 mil consultoras e consultores em janeiro.

“Fica cada vez mais evidente que temos uma enorme oportunidade de levar a nossa proposta de valor para outras geografias. Os resultados expressivos e a maneira com que passamos a ser reconhecidos em nossas operações na América Latina nos encorajam, mas sabemos que nosso sucesso estará diretamente relacionado ao desenvolvimento de novas capacidades ao longo desta década”, diz a empresa.

No contexto de mercado, o setor no Brasil continua competitivo, com crescimento de 8,1% de janeiro a outubro de 2013, segundo dados da Sipatesp/Abihpec. Menos sensível às oscilações econômicas, o setor está mais associado à renda disponível dos consumidores, que continua em elevação, embora em menor ritmo do que nos períodos anteriores.

A Natura teve participação de mercado no Brasil de 1.2 p.p. até outubro, com tendência de recuperação a partir do segundo semestre. A perda de market share esteve concentrada em cosméticos, com manutenção de participação nas categorias de higiene pessoal, principalmente motivada pelo lançamento da submarca Sou. O resultado referente aos últimos dois meses do ano ainda não foi divulgado.

A empresa admite uma competição sempre mais acirrada e encerrou o ano de 2013 com a receita líquida total de R$ 7,01 bilhões, um crescimento de 15,5 por cento no quarto trimestre na comparação anual, para R$ 2,166 bilhões, com uma recuperação da receita das operações brasileiras. No acumulado do ano, o lucro líquido recuou 3,6 por cento, para R$ 842,6 milhões, com maiores despesas financeiras e marcação a mercado.

“Após início de ano mais lento no Brasil, esses resultados confirmam o alcance dos objetivos que nos propusemos no final do primeiro semestre de 2013: recuperar gradualmente o crescimento de receita e lucratividade e, ao mesmo tempo, realizar investimentos relevantes para nossa estratégia de médio prazo”, diz Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, Jurídico e Relações com Investidores da Natura.

Foram feitos vigorosos investimentos em operações e modelo logístico e, cada vez mais, em tecnologia da informação.

A Natura prevê uma participação maior em tecnologia da informação, com planos de investimentos em expansão da rede e evolução e integração dos sistemas das operações internacionais. A companhia planeja investir R$ 500 milhões em 2014, com uma participação maior em tecnologia da in formação. No ano passado, a Natura investiu R$ 554 milhões.

Sob esse aspecto, 2013 também deverá ser lembrado como o marco inicial da Rede Natura, que coloca as tecnologias digitais e a conectividade como alavancas da venda direta. Testada com sucesso no interior de São Paulo, a Rede será ampliada para outras regiões do Brasil ao longo de 2014. Um dos primeiros desdobramentos da estratégia futura de servir aos consumidores por diferentes meios e categorias.

No Brasil foram feitos importantes investimentos que capacitam a Natura para a inauguração de novas instalações em São Paulo ao longo do ano e do Ecoparque, um parque industrial da Natura localizado no Pará, que pretende atrair indústrias interessadas em desenvolver negócios sustentáveis, além de fomentar o empreendedorismo local.

Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3500

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