Em meados de julho, um pedido de divórcio pelas redes sociais viralizou. Uma dos 26 filhos do emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a princesa Sheikha Mahra bint Mohammed bin Rashid Al Maktoum anunciou a separação pelo Instagram.
“Querido marido, como você está ocupado com outras companhias, eu declaro o nosso divórcio. Eu me divorcio de você, eu me divorcio de você, eu me divorcio de você”, escreveu a princesa de 30 anos em uma publicação que assinava ainda como “sua ex-exposa”. O que seria restrito às colunas de fofoca agora ganha um contorno de Marketing.
Mahra divulgou na segunda-feira, dia 9, o lançamento de um perfume assinado por ela. Chamado de “Divorce” by Mahra M1, o produto vem na cor preta e letras douradas. A estética da divulgação também remete a um luto e casamento: buquê, cauda e pétalas de rosa pretas surgem junto a uma pantera negra.
Nos comentários, as pessoas brincam com o tipo de fragrância que poderia ter. “Tem cheiro de traição?” ou “Tenho certeza que cheira a liberdade”, disse outro. Há ainda quem indique um nome para outro perfume: “Vingança podia ser um nome melhor”.
De toda forma, o Marketing de oportunidade foi alcançado e percebido pelos seguidores da Sheikha Mahra: “Em 2024, as mulheres não choram. Lançam novos negócios”, apontou um seguidor.
Categoria aquecida
O investimento de Mahra pode parecer ousado, mas ela segue uma das principais tendências globais. O mercado internacional de perfumes está bastante aquecido. No primeiro bimestre de 2024, as importações pelo Brasil totalizaram US$128,5 milhões, tendo um aumento de 3,8%. Estudos da consultoria McKinsey apontam que o mercado global de beleza deverá atingir US$580 bilhões de dólares de faturamento anual em 2027.
O consumidor não precisa mais sair do país para descobrir novas marcas, nem para comprar perfumes de nicho e nem de luxo. Esse mercado deverá crescer entre 6% e 8% anuais até 2030, podendo atingir R$133 bilhões de faturamento no período.
A perfumaria árabe também vem se tornando conhecida e desejada no Brasil, nos últimos dois anos, houve um boom de interesse e consumo, ganhando investimento de grandes empresas, como a BR Brand Imports, que trouxe ao Brasil com exclusividade duas marcas árabes: Khadlaj e Style & Scents. Ainda não há previsão se Divorce será vendido no Brasil.
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