Saúde, sustentabilidade, inteligência financeira e conveniência são os fatores que estão moldando o comportamento dos consumidores, criando novas oportunidades para as empresas se adaptarem às mudanças
Qualidade, funcionalidade, conveniência e preço são os principais fatores que influenciam as decisões de compra, segundo o relatório Global Consumer Trends 2025, divulgado pela Euromonitor International, que as cinco principais tendências que explicam a evolução do comportamento dos consumidores e ilustra como diferentes gerações estão impactando a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando às mudanças nos hábitos dos clientes.
As principais tendências globais de consumo para 2025, apontadas pela Euromonitor, refletem mudanças no comportamento dos consumidores, que buscam mais saúde, sustentabilidade e inteligência financeira. O conceito de healthspan, ou viver de forma saudável por mais tempo, é central, com 52% dos consumidores acreditando que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos. Além disso, o desejo por uma gestão financeira mais consciente cresce, com os consumidores planejando economizar mais e reduzindo as compras por impulso; apenas 18% relataram compras impulsivas em 2024.
A sustentabilidade continua a ser uma preocupação central, com consumidores optando por produtos ecológicos com benefícios tangíveis. Em 2024, 5 milhões de SKUs online apresentaram alegações de sustentabilidade, abrangendo 11 setores de FMCG em 25 países. O desejo por uma experiência de compra mais eficiente também cresce, com 42% dos consumidores preferindo compras por meio de transmissões ao vivo, onde os produtos são mais facilmente compreendidos.
Embora a adoção da inteligência artificial tenha aumentado, o ceticismo também surge, especialmente devido a preocupações sobre a qualidade da produção. Mesmo assim, 43% dos consumidores consideram a IA generativa uma fonte confiável de informações.
Stella Vatcheva, Chefe de Inovação da Euromonitor, destaca que os consumidores estão mais conscientes em relação aos gastos e buscam produtos e serviços que ofereçam soluções a longo prazo, reforçando a importância da inovação e da fidelidade nas estratégias de negócios para atender a essas novas demandas. “Priorizar a inovação e a fidelidade em estratégias de negócios será essencial para abordar o comportamento do consumidor em evolução e impulsionar o crescimento”, afirma.
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