A Amyris e algumas de suas subsidiárias nos Estados Unidos iniciaram processos voluntários do Capítulo 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware. A empresa disse que a decisão foi tomada para facilitar sua reorganização empresarial e financeira.

A Amyris pretende simplificar seu portfólio de negócios para focar em suas principais competências em P&D e expansão, comercialização e desenvolvimento de aplicações de seus ingredientes sustentáveis ​​derivados da biofermentação. A empresa está, portanto, planejando sair de suas marcas de consumo e começar a comercializá-las para venda. O portfólio de marcas de consumo da Amyris inclui: Biossance, Costa Brazil , JVN, Olika, Onda Beauty, Menolabs, Pipette, Purecane, Rose Inc., Stripes, Terasana e 4U by Tia.

“ À medida que o processo de venda avança, a Amyris continuará a operar essas marcas, inclusive por meio de parceiros de varejo e das plataformas de comércio eletrônico das marcas ”, disse a empresa em comunicado.

Uma entidade afiliada ao credor existente Foris Ventures comprometeu-se a US$ 190 milhões em financiamento de devedor em posse (DIP) para apoiar as operações diárias contínuas, enquanto a Amyris trabalha com seus principais interessados ​​para negociar um plano de avanço consensual.

Em junho passado, como parte de suas metas de redução de custos, a Amyris anunciou a renúncia de John Melo como presidente, CEO e membro do conselho de administração, bem como uma redução global de força. Em fevereiro, a Amyris vendeu grande parte de seus ingredientes cosméticos para a Givaudan. As duas empresas assinaram um contrato de parceria de longo prazo segundo o qual a Amyris continuaria a fabricar ingredientes cosméticos para a Givaudan, que se tornará a parceira de comercialização de futuros ingredientes de beleza sustentáveis.

Para garantir uma transição suave para o Capítulo 11, a empresa apresentou ao Tribunal uma série de moções habituais buscando continuar operando como de costume e manter seus compromissos com seus funcionários e outras partes interessadas importantes durante o processo. Essas moções de “primeiro dia” incluem solicitações para continuar a pagar salários e fornecer benefícios aos funcionários como de costume e manter seus programas e políticas de clientes.

” Nos últimos meses, trabalhamos arduamente em um plano estratégico de transformação para reduzir custos, melhorar a eficácia operacional e alcançar um crescimento sustentável. Acreditamos que o passo que nossa empresa deu hoje nos coloca no melhor caminho para lidar com nossos problemas financeiros desafios e alcançar uma solução abrangente. Ao final desse processo de reestruturação, acreditamos que a Amyris emergirá como uma empresa financeiramente mais forte, com um modelo de negócios mais focado e um caminho bem definido para a lucratividade “, disse Han Kieftenbeld , CEO interino e Diretor Financeiro da Amyris.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/amyris-files-for-bankruptcy-and,22414

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *