Dados publicados na manhã de quinta-feira (26) pela Abras, a associação dos supermercados, mostram que houve um avanço de 1,16% nas vendas em agosto, frente ao mesmo período do ano anterior, segundo indicador de consumo nos lares brasileiros. Isso refletiu o crescimento gradual do emprego formal, a melhora da renda da população e o recuo da inflação de alimentos e bebidas.

O indicador é deflacionado pelo IPCA do IBGE. Na comparação de agosto com o mês anterior, a alta foi de 1%. No acumulado de janeiro a agosto, o avanço foi de 2,54%, atingindo a projeção de crescimento em 2024 frente a 2023.

O indicador de consumo da associação considera cenário de demanda de supermercados, hipermercados e atacarejos, tendo em vista que as associadas, que repassam as informações à associação, atuam nesses segmentos hoje.

Para o segundo semestre, a expectativa é que haja aumento de preço em categorias como frutas, verduras, legumes, carnes, leite e café, em função da estiagem e das queimadas que atingiram o país de forma mais intensa nos últimos meses.

Há, por outro lado, uma perspectiva positiva com datas comemorativas, como dia das crianças, dia dos supermercados, black friday e festas de fim de ano, que tendem a impulsionar o consumo nessa época do ano.

Fonte: https://distribuicao.abad.com.br/economia/vendas-dos-supermercados-cresceram-116-em-agosto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *