Os centros de design da agência mergulharam na cultura chinesa para montar uma experiência do visitante no coração da feira LUXE PACK Shanghai no início deste mês. Apelidado de Dados x Design, o projeto, descrito como “um cruzamento entre um museu e um laboratório”, exemplificou como a mistura de dados e design pode resultar em embalagens culturalmente relevantes.
“Por trás da incerteza trazida à tona em 2020, há um potencial inegável na mineração e análise de dados para transformar com precisão a maneira como projetamos e produzimos embalagens”, explica a agência. O projeto baseou-se em dados fornecidos pela Luxurynsight, observações no mercado local e informações de marcas chinesas e internacionais. O fruto desses estudos mostrou que os consumidores chineses estavam procurando produtos que expressassem “uma sensação de equilíbrio”. “Essa experiência foi baseada no conceito de equilíbrio entre passado e futuro, tecnologia e artesanato, inovação e tradição”, acrescenta os especialistas.
Para incorporar essa idéia de equilíbrio, os centros trabalharam com especialistas das indústrias de embalagens e luxo para reunir seus conhecimentos e criar dois produtos que refletiam as raízes culturais de dois países: um chá da China e um perfume francês. Os visitantes podem explorar as várias facetas do projeto Data x Design, amostrando os aromas (folhas de chá e suco de fragrâncias) e selecionar suas embalagens influenciadas pelo “ying e yang”: o coffret, o frasco de perfume e o coletor de chá vieram nas versões branca e preta. A fragrância foi alojada em um frasco pintado (Bormioli Luigi), coberta com tampa de PP, enquanto o chá estava aninhado em uma lata de metal; ambos vieram em um coffret de papelão revestido em filme fosco, aqui novamente em preto ou branco.
“Existe um forte movimento nacionalista na China, pois os consumidores se orgulham dos produtos ‘made in China’ e de sua herança cultural. Eles também gostam de inovação, sustentabilidade, progresso e histórias de marca. Todos esses elementos devem ser combinados se as marcas pretenderem ter sucesso na China, principalmente a longo prazo ”.
Design, concept, coordination Cent Degrés
DataLuxurynsight
CoffretShanghai XianRong Packaging
Fragrance bottle Bormioli Luigi
Fragrance capRC Packaging
Pump Silgan
Bottle printing, filling Fenshang
Fragrances Firmenich
TeaDadeyu
European supplier coordination Monkey Turnkey
Deixe um comentário