A Coca-Cola anunciou que vai pagar US$ 5,6 bilhões, em dinheiro, pelo controle total da marca de bebidas esportivas BodyArmor, dando à gigante dos refrigerantes mais munição para enfrentar o líder de mercado Gatorade.
A Coca-Cola, que comprou 15% da BodyArmor em 2018 e, na época, a chamou de “uma das marcas registradas de bebidas de mais rápido crescimento na América”, continuará a administrar a empresa como um negócio separado na América do Norte, de acordo com um comunicado.
Marketing de atletas profissionais
A empresa pertencia parcialmente ao falecido jogador de basquete Kobe Bryant, que se tornou um dos principais acionistas em 2013. Atualmente, a BodyArmor é a segunda maior empresa de bebidas esportivas, com mais de US$ 1,4 bilhão em vendas no varejo, segundo o comunicado.
As vendas da BodyArmor aumentaram rapidamente depois que a bebida foi criada em 2011. A marca tem contado com o apoio e o poder de marketing de atletas profissionais, incluindo Mike Trout, do beisebol; James Harden., do basquete; e Dustin Johnson, do golfe.
Como a rival PepsiCo, a Coca-Cola tem se beneficiado da crescente sede de bebidas dos consumidores conforme eles voltam aos locais públicos, como restaurantes e estádios.
O negócio visa a acelerar as vendas no segmento de hidratação, esportes e café da Coca-Cola. O volume de caixas cresceu 6% naquela divisão no último trimestre, em linha com produtos carbonatados, mas atrás do ganho de 12% em nutrição, sucos e laticínios.
A principal bebida esportiva da Coca-Cola, a Powerade, é uma concorrente distante do Gatorade, líder de mercado da PepsiCo. Mesmo combinados com a BodyArmor, os produtos da Coca-Cola teriam cerca de 23% do mercado de bebidas esportivas, bem atrás dos 68% da Gatorade, de acordo com a Euromonitor.
Esforço para manter vendas
A Gatorade tem lutado para manter as vendas à medida que os concorrentes diminuem a preferência dos consumidores pela marca líder. O CEO da PepsiCo, Ramon Laguarta, disse, em uma teleconferência em abril, que sua empresa agora está focada em tornar a Gatorade mais competitiva.
Em um comunicado de 24 de fevereiro, a Coca-Cola disse que pretendia exercer sua opção de adquirir as participações remanescentes na BodyArmor, e que o negócio estava sujeito à aprovação dos órgãos regulatórios. Com seu investimento em 2018, a Coca-Cola, com sede em Atlanta, se tornou a segunda maior acionista da BodyArmor, atrás de Repole.
Após o anúncio, as ações da Coca-Cola caíram 0,2%, para US$ 56,25, às 9h57 (hora local), em Nova York. As ações subiram 2,8% este ano até a última sexta-feira, dia 29 de outubro.
Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/negocios/coca-cola-compra-rival-do-gatorade-por-us-56-bi-25260311
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