O mercado farmacêutico, ao que parece, não sentiu os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Assim, segundo dados da Latam da Close-Up International, o mercado farmacêutico movimentou mais de R$79 bilhões no primeiro semestre de 2020, tendo um aumento de 13% em comparação ao mesmo período de 2019.

Atualmente, o Brasil é o sexto maior mercado consumidor de produtos farmacêuticos no mundo. Segundo a IQVIA, é esperado que as vendas de medicamentos no Brasil cresçam de 5% a 8% neste ano. Além disso, até 2022 o Brasil pode superar a França e se tornar o 5º país com maior mercado farmacêutico no mundo. Da mesma forma, o setor de medicamentos especiais também está em crescimento. Segundo dados do Governo Federal, o investimento em medicações especiais teve crescimento de 40% nos últimos 8 anos.

As vendas online se mostraram uma nova realidade para o consumidor brasileiro. Como o comércio teve que baixar suas portas temporariamente, houve a necessidade da compra online. O setor farmacêutico se beneficiou desta nova realidade do consumidor. Em levantamento realizado pela Kantar Talks em parceria com a Meio e Mensagem, houve um aumento de 37% no consumo online de medicamentos.

“O isolamento fez com que muitas pessoas passassem pela experiência de comprar online. As pessoas se viram na necessidade de manter seu tratamento e perceberam a praticidade que é a compra online”, afirma Thais Miraldo, gerente de marketing da Singular Medicamentos.

Delivery farmacêutico

Com um aumento nas vendas online, muitas empresas farmacêuticas sentiram a necessidade de contar com um serviço de entrega, os chamados Delivery. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácia (Abrafarma), o delivery farmacêutico cresceu em 72% nesta pandemia. Assim, quem já estava preparado para atender nos canais digitais, otimizou ainda mais o seu processo de vendas online.

Pioneira no setor de Medicamentos Especiais, a Singular Medicamentos atua com vendas online desde sua fundação, em 2011. Com frequência, a empresa melhora seus processos digitais para facilitar a experiência do usuário dentro do seu site. “O setor farmacêutico exige uma atenção ainda maior do que outros setores. Muitos de nossos consumidores não tinham, até então, a vivência da compra online”, afirma a Thais Miraldo. “Medicamentos especiais precisam de uma atenção diferenciada no processo de compra, desde o acesso online até às melhores condições estabelecidas para o uso dos medicamentos”, acrescenta.

De acordo com a empresa, houve um aumento de 20% no número de novos usuários comprando no e-commerce. “É um volume muito grande de novos usuários, o que mostra que muitos estão se adaptando a esta nova realidade”, conclui a gerente de marketing.

Além disso, há uma puxada muito forte das regiões sudeste e sul do país, com crescimento de 41% em SP, MG e RJ, e de 98% em RS, SC e PR, no volume de acesso de usuários na loja online.

“Com esta adesão no comportamento do consumidor, passamos a dar valor ainda mais à experiência do usuário, adotando medidas estratégias que facilitem a navegabilidade dentro do nosso site”, completa Thais.

Melhorando a experiência do usuário

Atualmente a venda online não se limita apenas ao usuário comprar em um site. As empresas vêm adotando uma estratégia omnichannel – qual utiliza diversos canais dentro de sua estratégia comunicacional – para garantir que o atendimento ao cliente seja realizado. Compras pelo WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook estão se tornando muito mais comum do que imaginamos.

Segundo a Singular Medicamentos, 238,39% dos usuários são oriundos das redes sociais. O número representa uma tendência do “novo normal”. “O isolamento social permitiu que os clientes tivessem uma experiência de estar navegando por aplicativos como Instagram ou Facebook e consumissem informações de compra, fosse por anúncio ou posicionamento da marca em questões sociais”, afirma.

Comercialização de medicamentos especiais

Medicamentos especiais é uma categoria de alta complexidade para tratamentos de ponta, muito utilizados nas áreas de oncologia, nefrologia, reumatologia e veterinária. Por isso, exigem cuidados especiais tanto no seu armazenamento quanto em seu transporte.

A comercialização de medicamentos especiais é vigorada na Portaria 802 estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), servindo de referência para que as empresas farmacêuticas tenham estrutura que garantam a conservação dos medicamentos.

Além disso, a portaria prevê que as empresas farmacêuticas tenham certificações que garantam a viabilidade comercial e estrutura, para desta forma, preservar e manter a qualidade dos serviços prestados e dos medicamentos comercializados.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/04/expansao-do-setor-farmaceutico-na-contramao-da-pandemia/

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