Desafios que eram inimagináveis há pouco tempo podem ser enfrentados através da engenhosidade humana e da colaboração. As fábricas hoje estão funcionando 24 horas por dia para ajudar a atender à demanda urgente por frascos de vidro para vacinas coronavírus. As empresas de embalagens de vidro também enfrentam crescente demanda do mercado por uma solução de embalagem circular que garanta o atributo premium e a preservação da qualidade.

Para enfrentar as mudanças climáticas e a descarbonização, as empresas estão reinventando a forma como produzem embalagens de vidro e promovem a eficiência energética. Quando se trata do desafio de descarbonização, uma possível solução em desenvolvimento para a indústria de vidro é uma tecnologia de primeiro mundo chamada “Forno para o Futuro” (F4F). Esta é uma iniciativa emblemática que mostra o que pode ser alcançado quando as pessoas se reúnem.

O Forno para o Futuro (F4F) ajudará a Europa a se tornar líder mundial na descarbonização da indústria. Ele mudará grandes fornos de embalagens de vidro para longe dos combustíveis fósseis e para a eletricidade renovável.

Isso exige uma tecnologia engenhosa e inovadora, reunida através de uma colaboração entre os principais atores na luta contra as mudanças climáticas. As 19 empresas independentes por trás do projeto F4F representam mais de 90% da produção total de embalagens de vidro na Europa.

F4F estará em uma escala nunca vista antes. Fornos elétricos normalmente produzem 100 toneladas de vidro por dia. F4F poderia levar isso a 350 toneladas por dia. Fornos muito menores usando eletricidade para derreter vidro já existem, mas apenas para vidro claro ou verde e uma quantidade limitada de material reciclado. F4F permitiria derreter grandes quantidades de vidro “âmbar” (protegendo o produto da radiação UV), que até agora tem sido difícil derreter eletricamente, e aumentar drasticamente o uso de vidro reciclado em fornos elétricos. Tal forno nunca foi construído antes e precisamos desenvolver o know-how para produzir embalagens desejadas pelos clientes.

Desenvolver sociedades neutras em termos climáticos significa uma ruptura significativa. A implantação de estratégias de descarbonização da indústria exigirá grandes esforços. Mas a neutralidade climática é um objetivo claro e alcançável para embalagens de vidro. Muito trabalho já foi feito. Ao longo do último século, a quantidade de energia usada para produzir uma tonelada de vidro foi reduzida em 80%, com uma queda correspondente nas emissões de carbono.

A embalagem de vidro é essencial para as indústrias de alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, perfumes e cosméticos. É o tipo de material que os consumidores esperam ver cada vez mais hoje.

O vidro tem benefícios exclusivos para a sustentabilidade. É reutilizável e infinitamente reciclável. O vidro é inerte, o que significa que não reage com seu conteúdo e não libera substâncias no produto embalado. É por isso que os recipientes de vidro podem ser usados para alimentos ou medicamentos sem representar riscos à saúde. E quando se trata de emprego, mais de 125.000 pessoas trabalham direta ou indiretamente para a cadeia de valor das embalagens de vidro em toda a Europa.

Julgado por qualquer um desses critérios, o vidro é a embalagem perfeita. Forno para o Futuro ajudará a enfrentar a questão final e crucial da descarbonização. Os países da UE comprometeram-se com a neutralidade de carbono até 2050 e a trazer emissões de carbono pelo menos 55% abaixo dos níveis de 1990 antes do final de 2030. Esta é uma mudança social que todos, de cidadãos para indústria para governo, devem apoiar trabalhando juntos e encontrando novas abordagens.

Devemos lembrar que a disponibilidade e o preço das energias renováveis variam muito de um país para outro. A eletrificação da produção de vidro não deve, portanto, ser a única maneira de descarbonizar. Precisamos ter várias soluções em mãos, para nos adaptarmos a diferentes cenários e geografias. Para a indústria de vidro, isso significa um foco contínuo na digitalização, eficiência energética e fontes emergentes de energia sem carbono, como hidrogênio e biomassa. A F4F, construída pela Ardagh em Obernkirchen, Alemanha, já está um passo adiante, pois é um projeto de demonstração, e poderia produzir diretamente embalagens de vidro para mercados comerciais a partir de 2023.

É por isso que a coalizão industrial de 19 empresas, de 23 países, está pedindo ao Programa de Fundo de Inovação do Sistema de Comércio de Emissões da UE da Comissão Europeia para apoiar este projeto altamente inovador em toda a Europa.

Uma mudança apenas para eletricidade movida a energia renovável levaria a produção de embalagens de vidro um longo caminho para a descarbonização. Mas esta é apenas uma parte do plano para embalagens de vidro. Cerca de 80% de nossas emissões de carbono vêm da combustão do gás natural usado para derreter vidro. Os outros 20% vêm das matérias-primas virgens usadas para fazer vidro devido à decomposição de carbonatos.

Para reduzir esses 20%, deve-se fazer uma mudança de matérias-primas virgens para vidro reciclado, que hoje representa cerca de 52% da matéria-prima utilizada para o vidro na Europa. Para reduzir as emissões de matérias-primas, precisamos avançar ainda mais com a mudança de matérias-primas virgens para vidros reciclados.

É por isso que um projeto intersetorial conhecido como Close the Glass Loop estabelece à Europa uma meta de coleta e reciclagem de 90% das embalagens de vidro, contra 76% hoje. O Close the Glass Loop também incentiva o desenvolvimento de vidro reciclado de melhor qualidade, para que mais conteúdo reciclado possa ser usado em novos produtos. Essas iniciativas ajudarão a lidar com as emissões de carbono ligadas a materiais a partir do vidro.

Estamos vivendo dias estranhos e difíceis. Dias que estão testando nossa desenvoltura e nossa capacidade de trabalhar juntos. Não vamos esquecer de nos unir.

 

Informação adicional: https://www.linkedin.com/posts/feve_raise-your-glass-decarbonising-production-activity-6857261734181273600-3u4t

Fonte:.

Raise Your Glass: Decarbonising Production for the Container Glass Industry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *