Segundo uma pesquisa da PWC, cerca de 86% das empresas esperam reduzir custos e aumentar a lucratividade com a indústria 4.0.
Que a tecnologia está presente em quase tudo não é mistério. É comum ver diversas ferramentas sendo otimizadas, contribuindo assim para uma gestão melhor, assim como escalar resultados. E todo negócio que está fazendo investimentos no universo tech, está obtendo mais desempenho em seus processos diários.
A indústria 4.0, se baseia na conexão entre o mundo online e o off-line. Tanto o Big Data quanto a Internet das Coisas são alguns exemplos reais do que se trata a Quarta Revolução Industrial, que contribuem nos processos das organizações.
Benefícios de investir na indústria 4.0
Segundo um levantamento da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.
No setor produtivo, por exemplo, inúmeras vantagens podem ser percebidas. Além da manufatura, há uma transformação intensa na cadeia de suprimentos. Pode-se destacar, inclusive, a capacidade de planejamento e programação de toda a produção.
Um dos desafios que essas empresas enfrentam é alinhar todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até mesmo para compreender quando é necessário repor o estoque dos clientes.
Todos esses processos, sem a tecnologia, demorariam meses para serem finalizados. Porém, com essas ferramentas online, é possível ter mais agilidade na comunicação, assim como uma maior transparência.
O uso de ferramentas que interliguem o ciclo empresa, fornecedores e clientes aumenta a eficácia do processo tornando os colaboradores mais produtivos e com informações precisas para uma tomada de decisão assertiva, sem retrabalhos e desencontro de informações.
Além disso, há uma redução de custos além da melhora no atendimento e também na entrega deste produto ao cliente. E não pode ser esquecido de que o espaço e os recursos são mais bem utilizados com a indústria 4.0. Esta tendência, ainda que esteja crescendo gradativamente, já está sendo considerada a Era das Compras 4.0. Conceitos como Analytics, Big Data, Business Intelligence, entre outros, se integram ao dia a dia do setor de compras.
Como colocar a indústria 4.0 em prática?
Para colocar a indústria 4.0 em prática na cadeia de suprimentos, existem algumas práticas que podem ser realizadas na empresa e que devem ser feitas constantemente:
*Utilizar indicadores de desempenho para avaliar a performance e os resultados;
*Investir em novas tecnologias, permitindo assim novas oportunidades e uma melhor gestão de todo o processo na cadeia de suprimentos;
*Capacitar os colaboradores, pois os mesmos lidarão diretamente com essas novidades;
*Fazer a integração da cadeia de suprimentos entre empresa, fornecedor e cliente;
*Manter-se atualizado sobre as novidades na área tecnológica. Isso pode render grandes oportunidades de negócios;
*Fazer a medição dos resultados em cada etapa, melhorando assim o desempenho da equipe.
As organizações que desejam investir nessa transformação digital podem começar aos poucos. Primeiramente, é importante fazer um planejamento, preparar a equipe e o negócio para essa mudança. Analisar como está a produtividade dos colaboradores durante esse período, permitindo assim uma compreensão melhor dos processos.
Isso também exige paciência. Nem sempre os resultados positivos aparecem na primeira tentativa, sendo necessário avaliar e melhorar o processo periodicamente. Outro ponto importante é escolher bem os sistemas que vão integrar a empresa. Os mesmos devem agregar valor às atividades, otimizando assim os processos diários.
A importância para adaptar as organizações a indústria 4.0 é inerente ao segmento da empresa, a evolução das organizações inicialmente será um diferencial e futuramente será obrigatória para a permanência no mercado.
Recentemente aconteceu um congresso nacional de compras realizado somente por mulheres executivas da área, um dos principais painéis do congresso abordou as questões da transformação digital nas empresas. É possível assistir esse painel gratuitamente online diretamente no canal da patrocinadora Integra.
Para manter as organizações informadas sobre o assunto, recomenda-se assistir ao debate do CONACOMP 2020 Woman, realizado com profissionais da área de compras e com a participação da Klassmatt Integra.
Deixe um comentário