As embalagens de beleza recarregáveis estão sendo adotadas por nomes como Charlotte Tilbury, Stella McCartney e Prada .
Em 2022, as vendas de refis de maquiagem dispararam 364% , de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado The NPD group – e os refis continuam sendo uma forma popular de equilibrar uma abordagem mais ecológica com sugestões de embalagens de luxo.
Mas uma nova pesquisa de mercado revelou que, embora 79,3% dos consumidores considerem a sustentabilidade importante ao tomar decisões de compra, apenas 23,4% atualmente usam produtos recarregáveis para cuidados com a pele.
Para soros, loções e outros produtos de higiene pessoal, apenas 5% optaram por opções recarregáveis, com menos de 1% usando refil de perfume.
O estudo foi realizado pela empresa sustentável de cuidados com a pele BareLUXE, com entrevistados principalmente com sede nos EUA, mulheres e com idades entre 30 e 34 anos.
As respostas sinalizaram vários fatores potenciais por trás da lacuna entre a porcentagem de consumidores interessados em embalagens sustentáveis e aqueles que buscam ativamente refis.
Mais da metade dos entrevistados (50,6%) ficou desanimada com a dificuldade de encontrar opções disponíveis, enquanto 36,8% mencionaram a indisponibilidade de marcas preferidas como motivo.
A preocupação com a contaminação e derramamento do produto foi um problema para 31%, e 17% citaram ceticismo sobre a sustentabilidade real dos refis.
O estudo da BareLUXE também esclareceu os incentivos que provavelmente aumentarão a adoção pelo consumidor.
Estes incluíram prova substancial de impacto (34%); preços competitivos (34%); ou a introdução de opções recarregáveis por suas marcas preferidas (43%).
Apenas 4% dos entrevistados afirmaram que dificilmente seriam convencidos.
O estudo também pesquisou marcas de cuidados com a pele, com muitas citando preocupações sobre logística, contaminação e altos custos como barreiras à implementação.
Tanto as marcas quanto os consumidores concordaram que o reabastecimento de grandes embalagens na loja representa a escolha mais sustentável, mas também que a praticidade desse método o torna a opção mais complicada de implementar.
“Há uma clara necessidade de mais transparência, colaboração e entendimento compartilhado entre marcas, varejistas e consumidores”, disse a Dra. Heather Smith, fundadora e CEO da BareLUXE.
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