Um levantamento da IQVIA relacionou os dez medicamentos mais comercializados nas farmácias brasileiras em 2020, com algumas mudanças significativas em relação ao ano anterior. Segundo a consultoria, o volume de vendas totalizou 4,66 bilhões de unidades nos últimos 12 meses até novembro.

Novo líder
A liderança mudou de dono. O Glifage XR, remédio da Merck usado no tratamento do diabetes, ultrapassou o descongestionante nasal Neosoro AD, da Neo Química. O medicamento do laboratório alemão ganhou neste ano uma nova versão, com apresentação de 500/30 mg – que se tornou a primeira combinação de cloridrato de melformina e gliclazida em um comprimido único de liberação prolongada.

Fato novo
Mas a principal novidade da lista é mesmo a ivermectina, da Vitamedic, na quarta colocação. O medicamento, que sequer figurava entre os 20 campeões de vendas, superou 4 milhões de menções no Google e conquistou a atenção das redes sociais e da mídia pelos supostos benefícios no combate à Covid-19.

A crescente demanda pelo vermífugo, inclusive, levou a farmacêutica a investir R$ 320 milhões na expansão da capacidade produtiva de sua planta no Distrito Industrial de Anápolis (GO). Os executivos da empresa esperam que o laboratório salte da 23ª posição para o top 10 das fabricantes de medicamentos no país.

Dose tripla
A Neo Química é a única com mais de um fármaco no ranking. O Losartan Potas.MG aparece em terceiro lugar, um degrau acima na comparação com 2019. Também ocupa a décima colocação com o Torsilax.

Queda
O Maxalgina, da Natulab, caiu duas colocações e foi o quinto remédio mais vendido. Fontes do mercado avaliam que o resultado foi impactado também por recentes problemas na relação com distribuidores e grandes varejistas. Em setembro, a companhia baiana promoveu mudanças na presidência e passou a ter como CEO Luiz Elisio Melo, executivo com mais de dez anos de experiência no varejo alimentar.

Poucas estrangeiras
Além da Merck, apenas a Sanofi marca presença no levantamento. Completam a lista as brasileiras Cimed, Teuto e União Química.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/09/os-dez-medicamentos-campeoes-de-vendas-em-2020/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *