Surpreso com a venda da rede de varejo Leader por um real, nesta quarta-feira, o motorista de caminhão Carlos André das Neves, de 40 anos, entrou no jogo: sacou do bolso duas moedas neste valor e brincou que, na mão dele, a transação vale o dobro.

— Seria um ótimo negócio, é uma loja bem conceituada.

Comprada pelo empresário Fábio Carvalho, sócio que detém 49% das ações da Casa & Vídeo, a marca está afundada em dívidas de quase R$1 bilhão. Mas o valor da compra não passa de um preço simbólico. Sabendo disso, Carlos André pondera a “negociação”:

— Tenho que ver em que dívida vou me meter, afinal, estamos em crise e quase ninguém gasta em roupas — reflete o motorista.

A crise econômica, de fato, prejudicou a situação da rede, explica o professor de Finanças da Ibmec-RJ, Gilberto Braga. Contudo, uma briga entre os antigos sócios, a família Gouvêa e o banco BTG Pactual, e o envolvimento deste último na Operação Lava Jato agravou o cenário.

— Essa saída é muito melhor para os credores, porque eles podem até descontar parte da dívida, mas vão receber. Já na falência, esse processo é incerto e demorado — explica o professor.

Quando soube da negociação, o vendedor ambulante Aleksandro Gonçalves, de 39 anos, reprovou a decisão dos ex-sócios:

— É uma grande empresa, vendê-la por esse preço é absurdo. O dono não acreditou no sonho dele por estar com a corda no pescoço. Mas a gente não pode deixar de acreditar.

compra-leader
Fonte:http://extra.globo.com/noticias/economia/entenda-por-que-leader-foi-vendida-por-apenas-1-19090124.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *