O órgão quer saber se as relações administrativas do empresário na fabricante de alimentos BRF e no Carrefour prejudicam o mercado.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra o empresário Abilio Diniz para apurar se ele está em potencial excesso de concentração, de acordo com reportagem publicada pela revista Veja. Segundo o colunista da publicação Lauro Jardim, o Cade quer saber se as relações administrativas de Abilio na fabricante de alimentos BRF e no Carrefour prejudicam o mercado.

Além disso, de acordo com Jardim, o Cade pretende apurar se o empresário suspostamente monitora os 60 imóveis que aluga para o Pão de Açúcar, rede atualmente controlada pelo grupo francês Casino. Na última terça-feira (16/6), Abilio aumentou sua participação no Carrefour Brasil de 10% para 12%, desembolsando cerca de R$ 370 milhões. O executivo, que já empregou mais de R$ 2 bilhões nesse movimento, ainda tem até cinco anos para ampliar sua participação na subsidiária brasileira da rede, de 12% para o limite de 16%.

Em uma entrevista dada no final de 2014, Abilio estava confiante de que seu caso não seria analisado pelo Cade. “Não foi feita nenhuma consulta (ao Cade) e não há nenhuma razão para fazer. Se tivesse alguma razão, nós faríamos”, afirmou o empresário na ocasião.

Fonte:http://www.sm.com.br/detalhe/cade-investiga-abilio-diniz-por-concentracao-economica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *