O Carrefour informou na sexta-feira, dia 20, que firmou um acordo preliminar para comprar as operações na França da rede de supermercados espanhola Distribuidora Internacional de Alimentación (DIA), por 600 milhões de euros.
O DIA é uma antiga unidade do Carrefour que foi fundida e listada na bolsa de valores da Espanha há três anos.
A unidade do DIA na França foi colocada à venda em maio, pois a companhia decidiu focar em mercados em crescimento, como Brasil e China. A rede espanhola, que no Brasil opera sob a bandeira “Dia”, segue uma política de preços baixos.
O DIA França, que opera mais de 800 lojas, registrou vendas de cerca de 2 bilhões de euros em 2013, cerca de 20% do faturamento anual de sua controladora.
Sediada na Espanha, o DIA possui operações em Portugal, Argentina, Brasil, China e Turquia além da França. O Carrefour é o maior varejista europeu e o segundo maior do mundo, atrás apenas da americana Walmart.
Lojas de conveniência
A compra das operações da rede de supermercados DIA na França vai aumentar a participação do Carrefour no setor de 20,5% para cerca de 22,5%, segundo o Bank of America Merrill Lynch (BofA) em relatório divulgado nesta segunda-feira.
Para a instituição, é possível que o grupo francês consiga recuperar o negócio, que hoje dá prejuízo com seu modelo de unidades que oferecem altos descontos, ao transformá-las em lojas de conveniência com maiores margens.
Há pouco, as ações da espanhola avançavam 3,09% na bolsa de Madri e eram negociadas a 6,77 euros. Já os papéis do Carrefour tinham leve queda de 0,06%, para 26,27 euros, em Paris.
Deixe um comentário