Sob o comando do CEO Peter Estermann, o GPA mais que duplicou o seu lucro em 2018. A receita? investir em transformação digital e no fortalecimento de marcas
Desde abril do ano passado, quando assumiu a presidência do Grupo Pão de Açúcar, o dia-a-dia do CEO Peter Estermann remete à rotina de um presidente de startup. O executivo deixou a Via Varejo — dona de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio — para orquestrar uma revolução digital dentro da maior e mais tradicional companhia varejista do País. Sua estratégia não se limita a desenvolver aplicativos ou um novo site, mas em aprimorar a experiência de compra dos clientes, segundo ele. “O GPA segue ainda focado em liderar no varejo alimentar brasileiro o processo de transformação digital, lançando e consolidando novidades em tecnologias que beneficiem a jornada de compras dos clientes, como, por exemplo, a ampliação de atuação do James Delivery e do Cheftime, startups adquiridas recentemente pela companhia”, diz Estermann. A Cheftime é uma foodtech pioneira para a venda de soluções gastronômicas, caso de combos e de refeições semi-prontas.
Os números endossam que a companhia está colhendo bons dividendos desse plano. No ano passado, o Grupo Pão de Açúcar mais que duplicou o seu lucro líquido, em comparação a 2017, atingindo a marca de R$ 1,3 bilhão. No mesmo período, as vendas atingiram R$ 53,6 bilhões, um crescimento de 10,7% na comparação com 2017. Em paralelo à transformação digital, o GPA investiu no fortalecimento de marcas exclusivas. Além de parcerias com startups, reposicionou a marca exclusiva Qualitá e investiu pesado na otimização do portfólio de lojas, com forte expansão do Assaí — em categoria conhecida como atacarejo —, revitalização e modernização de unidades das bandeiras Pão de Açúcar e lançamento de duas marcas: Compre Bem e Mercado Extra. “Essa estratégia foi fundamental para dar mais poder de escolha aos clientes, em um momento de mudanças no perfil de consumo. E a expansão segue firme em 2019. Tanto é que, no e-commerce, o crescimento de 37% no segundo trimestre de 2019, mostra que a estratégia está no caminho certo.”
Desde abril do ano passado, quando assumiu a presidência do Grupo Pão de Açúcar, o dia-a-dia do CEO Peter Estermann remete à rotina de um presidente de startup. O executivo deixou a Via Varejo — dona de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio — para orquestrar uma revolução digital dentro da maior e mais tradicional companhia varejista do País. Sua estratégia não se limita a desenvolver aplicativos ou um novo site, mas em aprimorar a experiência de compra dos clientes, segundo ele. “O GPA segue ainda focado em liderar no varejo alimentar brasileiro o processo de transformação digital, lançando e consolidando novidades em tecnologias que beneficiem a jornada de compras dos clientes, como, por exemplo, a ampliação de atuação do James Delivery e do Cheftime, startups adquiridas recentemente pela companhia”, diz Estermann. A Cheftime é uma foodtech pioneira para a venda de soluções gastronômicas, caso de combos e de refeições semi-prontas.
Os números endossam que a companhia está colhendo bons dividendos desse plano. No ano passado, o Grupo Pão de Açúcar mais que duplicou o seu lucro líquido, em comparação a 2017, atingindo a marca de R$ 1,3 bilhão. No mesmo período, as vendas atingiram R$ 53,6 bilhões, um crescimento de 10,7% na comparação com 2017. Em paralelo à transformação digital, o GPA investiu no fortalecimento de marcas exclusivas. Além de parcerias com startups, reposicionou a marca exclusiva Qualitá e investiu pesado na otimização do portfólio de lojas, com forte expansão do Assaí — em categoria conhecida como atacarejo —, revitalização e modernização de unidades das bandeiras Pão de Açúcar e lançamento de duas marcas: Compre Bem e Mercado Extra. “Essa estratégia foi fundamental para dar mais poder de escolha aos clientes, em um momento de mudanças no perfil de consumo. E a expansão segue firme em 2019. Tanto é que, no e-commerce, o crescimento de 37% no segundo trimestre de 2019, mostra que a estratégia está no caminho certo.”
Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/a-revolucao-no-supermercado/
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