A multinacional francesa Danone está estudando vender o seu negócio de nutrição médica por mais de 3 bilhões de euros, segundo fontes próximas ao assunto. O banco J. P. Morgan foi contratado para coordenar a operação.
A Danone é a terceira maior fabricante mundial de produtos de nutrição médica, depois da Abbott e da Nestlé.
A dona das marcas de nutrição infantil Nutricia e Cow & Gates tem entre os possíveis candidatos a Nestlé e as farmacêuticas Abbott e Baxter, segundo a agência Reuters. A Danone não quis comentar o assunto.
A francesa comprou a Numico em 2007 por cerca de 12 bilhões de euros, com o objetivo de se tornar a maior fabricante de alimentos para crianças da Europa, além de garantir uma posição na Ásia e no Oriente Médio.
À nova divisão, foi adicionada a Cow & Gates e outras marcas alimentares de bebês, bem como uma divisão voltada a pacientes com restrições de alimentação. Na divisão, também estão marcas como Fortimel, para combater a desnutrição, e Neocate, produto hipoalergênico para crianças.
Atualmente, a nutrição médica responde por 6% das vendas do grupo. Nos primeiros nove meses de 2013, as vendas da unidade subiram 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 994 milhões de euros.
Analistas se surpreenderam com a possibilidade de a Danone sair do negócio de nutrição médica, uma indústria que está crescendo, mas observam a necessidade da empresa de ajustar o portfólio.
Ontem, a Danone pagou 486 milhões de euros para mais do que dobrar a sua participação na China Mengniu Dairy para 9,9%, tendo em vista o aumento da demanda por produtos lácteos na China.
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