Você já se questionou sobre a importância da embalagem de um produto?
Se a resposta for não, talvez você deva rever seus conceitos. A embalagem deixou de ser somente um revestimento e, cada vez mais, tem assumido funções-chave na garantia de uma boa experiência de compra aos consumidores.
Todos já ouvimos aquele ditado “quem vê cara, não vê coração”. Pois ele se aplica na logística também. De acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), os consumidores consideram a embalagem e seu interior como partes de uma mesma coisa, ou seja, tanto o produto em si quanto seu revestimento são muito relevantes. Sabendo disso, conclui-se que se a embalagem for feia, monótona ou vier danificada, isso terá um efeito negativo sobre a imagem da sua empresa.
Vamos a um exemplo na prática. Quando você está fazendo compras no supermercado e vai escolher os produtos nas prateleiras, você prefere levar a embalagem em perfeito estado ou a que tem algum amassado? A que está em perfeito estado, é claro. Acontece que o conteúdo que está dentro de ambas é o mesmo. Então por que levamos sempre a que não está danificada?
Acontece que os consumidores tem uma tendência a comprar aquilo que é mais esteticamente agradável, apesar de saber que o conteúdo é o mesmo. Essa tendência explica porque algumas marcas se saem melhor que outras nas vendas. Além disso, esse é o motivo também pelo qual as lojas e supermercados são obrigados a realizar “queimas de estoque” de produtos danificados a um preço mais barato.
Outro exemplo claro de como a embalagem é relevante são os perfumes. Apesar do conteúdo ser o fator mais importante, os compradores levam muito em conta os detalhes do frasco e da caixa na hora de decidir se levam ou não o produto para casa.
Percebe a importância? Uma pesquisa realizada anualmente pela MeadWestvaco Corporation (MWV) reforçou essa ideia. O estudo mostrou que 60% dos consumidores repetem a compra quando a embalagem se mostra funcional e 38% são influenciados pela aparência dela. Então gestor, não menospreze essa etapa do processo de compra.
Pode-se dizer que a embalagem possui três funções:
Proteção dos produtos
Essa é a função básica. Uma embalagem serve primordialmente para proteger o produto ao longo do trajeto, independente do meio de transporte utilizado. O produto deve ser bem embalado para garantir que chegue ao seu destino sem danos ou alterações, mas ao mesmo tempo deve ser de fácil manuseio e armazenagem.
Informação
A embalagem deve conter o máximo de informações possível para facilitar a identificação por parte dos clientes.
Marketing
Essa é uma função muito importante. A embalagem é uma ótima oportunidade para aplicar uma estratégia de marketing inovadora e garantir o destaque da sua empresa em relação à concorrência, além de fidelizar os clientes. A embalagem leva a sua marca e transmite a qualidade dos seus serviços, especialmente no mercado de e-commerce, onde há menos pontos de contato direto com o consumidor.
Segue uma lista com algumas dicas para oferecer um serviço de embalagens eficiente:
1) Conheça seus produtos
Você deverá ter em mãos todas as principais características do seu produto (tamanho, peso, etc) para escolher de forma mais eficiente a melhor embalagem.
2) Ofereça um serviço personalizado
Essa estratégia pode custar um pouco mais caro, mas vale a pena.
Um estudo da empresa Dotcom Distribution apresentou que 4 em cada 10 consumidores compartilham fotos nas redes sociais de embalagens bacanas dos produtos que compram pela internet e que 35% dos clientes disseram já ter descoberto uma nova empresa após ver alguém utilizando embalagens dela.
Então não desperdice essa oportunidade, invista em estratégias de marketing capazes de conquistar seus clientes. Você pode realizar ações dentro das embalagens, como envio de brindes, folders, cartões, revistas e cupons de desconto.
3) Garanta a qualidade do serviço
Ofereça um serviço de qualidade, garantindo que o produto chegue no tempo e local certos e em bom estado. Um bom acabamento e o fácil manuseio também são cruciais. Essas ações sugerem que o produto foi bem tratado, e que o lojista se importou em enviá-lo com uma embalagem bonita, sem etiquetas mal feitas ou fitas adesivas excessivas.
Seguindo essas dicas, além de fidelizar os clientes você diminuirá os custos com logística reversa, já que os clientes ficarão satisfeitos ao receberem suas encomendas.
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