Quatro meses após a chegada do canabidiol ao varejo farmacêutico, produzido pela Prati-Donaduzzi, o Brasil receberá o CNABIS – I Congresso Digital de Cannabis Medicinal. O evento acontecerá de 4 a 6 de agosto com a previsão de mobilizar 10 mil participantes, entre médicos, profissionais de saúde, estudantes e pacientes. Especialistas estimam que esse mercado tem potencial de US$ 4,3 bilhões para os próximos dois anos, o que já atrai outras indústrias farmacêuticas como a Merck.

De caráter técnico-científico, o evento será 100% online, gratuito e é organizado pela plataforma médica  Dr. Cannabis. “O congresso reunirá nomes de peso no universo da cannabis medicinal, como o professor Raphael Mechoulam, israelense considerado o pai do CBD e THC; e o pesquisador Lumír Ondřej Hanuš, responsável por descrever, pela primeira vez, a estrutura da anandamida, um neurotransmissor canabinoide endógeno”, afirma Viviane Sedola, CEO da Dr. Cannabis.

Outros destaques são a médica pioneira em prescrição de cannabis no Brasil, Paula Dall Stella, e o professor canadense Igor Kovalchuk, que está à frente de uma pesquisa inédita sobre a relação entre o canabidiol e a Covid-19. Outra presença confirmada é de Ivo Bucaresky, ex-diretor da Anvisa e responsável por assinar a primeira regulamentação de cannabis no país.

Mercado de US$ 4,3 bilhões
De acordo com a consultoria The New Frontier Data, o Brasil tem mais de 3,4 milhões de pacientes que podem se beneficiar do uso medicinal da cannabis. “Segundo dados do IBGE, cerca de 43% da população adulta convive com alguma dor ou doença crônica, problemas que respondem muito bem ao THC. Em contrapartida, há menos de 0,2% dos médicos prescrevendo cannabis hoje”, revela Viviane.

O grande desafio e objetivo do congresso é aumentar a adesão de prescritores. “Somente vamos conseguir aumentar essa base levando informação de qualidade à comunidade médica”, ressalta a executiva. Desde 2015, os médicos brasileiros podem prescrever e os pacientes podem se tratar legalmente com cannabis no Brasil por meio de autorização excepcional da Anvisa.

Em dezembro de 2019, a agência aprovou nova regulação que facilita a autorização sanitária para produtos à base de cannabis e sua posterior venda nas drogarias do país. “Um caminho natural é que as empresas de cannabis acabem se associando com a indústria farmacêutica já instalada em solo nacional, aproveitando sua estrutura de distribuição e de visitação médica”, analisa Viviane.

Plataforma digital
Lançada em 2018, a Dr. Cannabis é a plataforma digital que proporciona acesso à cannabis medicinal legal no Brasil. Hoje conta com uma comunidade de mais de 1.200 médicos e 15 mil pacientes que se conectam, prescrevem e podem comprar produtos à base de cannabis por intermédio da plataforma.

Em abril deste ano, foi pioneira no lançamento de telemedicina para a prescrição de produtos à base de cannabis. “A regulamentação da telemedicina durante a pandemia ajudou a ampliar o acesso a pacientes que antes, por conta da localização, estavam à margem do tratamento. Dobramos o número de consultas e, também, observamos um aumento de pacientes buscando atenuação de sintomas psiquiátricos e de ansiedade”, finaliza. Hoje a plataforma conta com mais de 20 produtos de quatro marcas da Europa e dos Estados Unidos.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/21/com-mercado-de-us-43-bilhoes-brasil-recebe-congresso-de-cannabis-medicinal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *