As últimas quedas ressaltam que o surto de Covid-19 lançou a indústria da cannabis em águas desconhecidas, incluindo a probabilidade de uma recessão. Com informações do MJBizDaily e tradução Smoke Buddies

Apesar de alguns picos de vendas temporários nas últimas semanas, as vendas de cannabis para uso adulto na Califórnia, Colorado e Washington estão sofrendo com as consequências econômicas que cercam a pandemia de coronavírus.

De acordo com dados de ponto de venda fornecidos pela Headset, com sede em Seattle, as vendas de cannabis para uso adulto foram menores do que as dos mesmos dias de 2019 por seis dias consecutivos no Colorado e cinco dias consecutivos no estado de Washington.

Até então, nenhum dos três mercados de cannabis para uso adulto rastreados pela Headset havia sofrido uma queda nas vendas durante um período tão longo.

As últimas quedas ressaltam que a pandemia de coronavírus lançou a indústria da cannabis em águas desconhecidas, incluindo a crescente probabilidade de uma recessão dolorosa.

A queda foi particularmente pronunciada no Colorado. As vendas no final de semana passado (sexta-feira, 27 de março, a domingo, 29 de março) caíram 47% em comparação com o mesmo final de semana de 2019.

Lisa Gee, diretora de marketing e responsabilidade social corporativa da Lightshade, com sede em Denver, disse que vários fatores estão por trás da queda do Colorado nas vendas de maconha, incluindo o fato de que turistas que normalmente se reúnem no estado para férias de primavera não aparecem por causa da pandemia de coronavírus.

“Todo o setor de turismo fechou”, disse ela. “As áreas de esqui fecharam oficialmente há três semanas. Isso teriam sido férias de primavera, então você está removendo um setor inteiro”.

Ela acrescentou que muitos consumidores de cannabis de Denver estocaram brevemente quando o prefeito Michael Hancock emitiu uma ordem de permanência em casa para a cidade em 23 de março e considerou os negócios de maconha recreativa não essenciais — uma decisão que ele reverteu algumas horas depois que os clientes em pânico se alinharam do lado de fora lojas de cannabis.

Também é provável que as pessoas que foram demitidas estejam escolhendo cuidadosamente onde gastam seu dinheiro, observou Gee.

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“Muitos de nossos clientes provavelmente foram demitidos ou estão preocupados com seus contracheques — ou simplesmente não estão gastando dinheiro agora quando o aluguel está vencido ou a hipoteca está vencida”, disse Gee.

As vendas do fim de semana passado caíram 14% no estado de Washington em relação ao mesmo final de semana de 2019, um declínio menos dramático do que o observado no Colorado, mas um número preocupante.

“As pessoas vêm com muito menos frequência”, disse Anna Shreeve, sócia-gerente da The Bakeréé, que opera duas lojas de maconha em Seattle.

“As pessoas estão tentando estocar por duas semanas por vez, mas é difícil por causa dos limites sobre a cannabis.”

E embora as vendas no mercado da Califórnia tenham superado largamente as vendas de 2019 durante a crise do coronavírus, a quantidade pela qual estão excedendo as vendas de 2019 diminuiu significativamente em relação ao início do ano.

Para cada fim de semana de janeiro e fevereiro de 2020, o valor médio pelo qual as vendas da Califórnia em 2020 superaram as de 2019 foi de 68%. As vendas do último fim de semana na Califórnia superaram as vendas do mesmo final de semana em 2019 em 14%.

As vendas em Harbourside, com sede em Oakland, Califórnia, permaneceram estáveis, disse Pedro Fonseca, gerente geral das lojas de maconha da empresa.

Como em qualquer setor de varejo, disse Fonseca, existe uma curva ‘J’ na indústria de cannabis, na qual uma perda inicial é seguida por um crescimento exponencial, como os dados mostraram nas últimas semanas.

“As pessoas estocaram e agora estão esperando um ciclo de duas ou três semanas e depois voltam às compras”, disse Fonseca. “Elas terão que voltar para reabastecer. Veremos um pouco de aumento, mas não o pânico de comprar como quando esta notícia apareceu pela primeira vez”.

O que resta a ser visto, no entanto, é se a atual desaceleração das vendas persistirá no futuro próximo ou se os consumidores estão mudando a maneira como compram cannabis.

Isso pode envolver menos viagens, mas gastar mais a cada viagem para minimizar o tempo gasto na loja.

“Tivemos um aumento na entrega e na retirada na calçada”, disse Fonseca.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/06/eua-vendas-de-cannabis-social-caem-apos-pico-inicial-relacionado-ao-covid-19/

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