Mercado farmacêutico – Com um crescimento do faturamento de 11,16% no período de doze meses, findado em julho, comparando com o mesmo período do ano anterior, o mercado farmacêutico se mostrou um dos mais resistentes no período de crise. Entretanto a situação atípica também trouxe algumas mudanças na ida a esses estabelecimentos, fortalecendo principalmente as lojas que se encontram em bairros.
Os dados mostram que o agrupamento de farmácias que mais cresceu no período foram as associadas à Febrafar, que cresceram 19,9% no referido período, seguido de outras redes associativistas e franquias que cresceram 14,7%; as independentes que cresceram 14,5; as grande redes corporativas (Abrafarma) com crescimento de 9,3, e demais redes corporativas que cresceram 3,8%.
— O crescimento das lojas da Febrafar acima do mercado já é constante e se manteve alto. Contudo, o grande diferencial dos números apresentados foi o crescimento das independentes, que vinha com um crescimento abaixo do mercado e agora estão se destacando. Isso se deve principalmente ao fato desses estabelecimentos estarem nos bairros e como as pessoas ficaram em confinamento, optaram por comprar em locais próximos — explica Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
O constate crescimento acima da média da Febrafar que Tamascia se refere é constatado na análise do crescimento do grupo de 2016 para cá, sendo que cresceu 81,1%, outras redes associativistas e franquias que cresceram 55,6%, já as redes corporativas cresceram 35,7% e as independentes 26,2%.
O mercado ao todo cresceu 37,9%. Em relação ao futuro desse mercado, o presidente da Febrafar acredita que não deverá ter muitas variantes do que ocorreu no passado. “Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, dentre os quais podem ser citados: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado”, avalia o presidente da Febrafar.
Um dado que é observado na análise do mercado é que o crescimento só será consistente se esse se der em função da profissionalização das lojas e não apenas na abertura de novas lojas. Por isso se tem essa crescente importância do associativismo como alternativa para os empresários.
— Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção. O mundo dos negócios é extremamente complexo e tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo — avalia Edison Tamascia.
Um fato é claro, em função desta profissionalização e do momento que o país atravessa, o mercado farmacêutico certamente continuará crescendo, se desenvolvendo e criando muitas oportunidades de negócios. E o ponto primordial é que esse crescimento proporciona benefício a todos, com destaque à população que possui cada vez mais acesso aos medicamentos.
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