A importação de medicamentos à base de cannabis no Brasil dobrou no primeiro semestre. As informações são do Valor Econômico, com base em indicadores da Anvisa.
Segundo a agência, o número de autorizações chegou a 7.061, contra 3.341 de janeiro a junho do ano passado. Somente no último mês de junho foram 1.497 autorizações, em comparação às 741 do mesmo período de 2019.
Esses números estão diretamente associados a recentes medidas para simplificar a burocracia no processo de importação, cujo prazo médio caiu de 90 para 30 dias. A Anvisa também estendeu o prazo de validade das autorizações, de um ano para dois. Ainda de acordo com a agência, durante o ano passado foram importadas 18.921 unidades de medicamento feitos com cannabis. Este ano, somente entre janeiro e junho, foram importadas 16.152.
Medicamentos dessa natureza tradicionalmente vêm sendo prescritos para casos de Alzheimer, Parkinson, dor crônica e epilepsia. Mas com a pandemia, aumentou também o volume de prescrições para problemas como ansiedade, depressão e insônia.
Deixe um comentário