O IQVIA publicou um estudo sobre o mercado farmacêutico brasileiro, evidenciando a sua evolução até o mês de setembro de 2020. Entre os dados levantados estão a quantidade de dinheiro arrecadada por Sell Out (consumidores) e também o total de unidades vendidas.
TOTAL ARRECADADO NO MAT SEGUNDO IQVIA
Nos 12 meses móveis (MAT) terminados em setembro desse ano, foram arrecadados R$ 132,8 bilhões de reais em vendas, 6,5 bilhões de unidades comercializadas. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior, é houve um crescimento de 12,7% em relação ao valor arrecado e 9% em relação ao total de unidades.
DIFERENÇA ENTRE MODELOS DE NEGÓCIOS
Ao analisar os resultados dos diferentes modelos de negócio, é possível perceber um crescimento mais acelerado do associativismo (Febrafar) e do canal independente. As associadas da Febrafar – maior parte do associativismo –, por exemplo, arrecadaram entre janeiro e setembro de 2020 cerca de R$ 12 bilhões. Outras farmácias desse modelo conseguiram chegar a R$ 5,1 bilhões.
Já as independentes arrecadaram aproximadamente R$ 26,6 bilhões nos primeiros nove meses do ano. Contudo, as grandes redes associadas à Abrafarma ainda dominam – ao todo, foram R$ 43,8 bilhões.
CRESCIMENTO POR REGIÃO
Outro dado apresentado no estudo da IQVIA diz respeito ao crescimento do associativismo e das independentes nas regiões Norte e Nordeste no País entre os meses de janeiro e setembro deste ano. Na primeira região, as associadas da Febrafar cresceram 75,5%, enquanto outras redes de associativismo tiveram um aumento de 23,5% e as independentes de 35,5%.
Na segunda região, a Febrafar cresceu 26,3%, as outras redes de associativismo 27,8% e as farmácias independentes 28,5%.
Fonte: https://www.febrafar.com.br/iqvia-publica-dados-de-mercado/
Deixe um comentário