O premiê japonês, Abe Shinzo, afirmou que testes clínicos de uma vacina para o coronavírus podem começar a ser realizados no país já no mês de julho.
Abe fez a declaração durante uma sessão do comitê orçamentário da Câmara Baixa na última segunda-feira (11/5). O premiê apontou que testes de vacinas em humanos já estão sendo realizados nos Estados Unidos.
Abe disse que vacinas estão sendo desenvolvidas em várias instituições japonesas, incluindo a Universidade de Tóquio, a Universidade de Osaka e o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas. Abe disse esperar que os projetos de vacinas possam se desenvolver o mais rápido possível, reunindo conhecimento de todo o mundo.
O premiê também reiterou que o governo japonês espera aprovar o medicamento antigripal Avigan para o tratamento de Covid-19 até o final deste mês.
Novas possibilidades de tratamento no Japão
O Japão recebeu uma nova arma no combate o novo coronavírus. O Ministério da Saúde deu um novo passo e autorizou a aprovação rápida de remdesivir, um composto químico antiviral, para tratamento de pacientes com COVID-19.
O remdesivir foi desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences, dos Estados Unidos, para o tratamento da ebola. Nesta semana a companhia solicitou aprovação para seu uso no Japão, e obteve permissão de um painel de aconselhamento do Ministério da Saúde.
Como o suprimento de remdesivir deverá ser limitado, o governo pretende disponibilizar o medicamento principalmente as instituições médicas que tratam pacientes com sintomas graves.
Anticorpos neutralizantes artificiais
Um grupo liderado por pesquisadores da Universidade Kitasato anunciou ter produzido anticorpos neutralizantes artificialmente. Segundo a equipe, testes mostraram que a maioria das células com esse anticorpo não foram infectadas pelo novo coronavírus.
Anticorpos neutralizantes são criados pelo organismo humano quando células são infectadas por um vírus. O anticorpo se une ao vírus, impedindo que o mesmo se conecte aos receptores que existem na superfície das células.
A equipe pretende colaborar com empresas farmacêuticas para realizar testes em animais e outras pesquisas necessárias.
Fonte: https://pfarma.com.br/coronavirus/5590-vacina-japao-covid19.html
Deixe um comentário