A Close-Up International divulgou o ranking dos dez fabricantes de não medicamentos com maior receita no canal farma no ano de pandemia. Esse grupo totaliza cerca de 40% das vendas de artigos de higiene, perfumaria e conveniência nas 86 mil farmácias brasileiras, que movimentam R$ 25,1 bilhões.
A disputa pela liderança tem sido acirrada. A Johnson & Johnson sustenta a dianteira, com faturamento de R$ 1,6 bilhão no período, mas é a única a registrar retração nas vendas (-2%). A queda na demanda por dermocosméticos como NeoStrata, Neutrogena e RoC pode ajudar a explicar o resultado. Com isso, a companhia começa a enxergar no retrovisor a Unilever e a P&G – ambas com receita de R$ 1,4 bi.
Quem também acelera no mercado brasileiro é a Nestlé, que movimentou R$ 1,3 bilhão e ostenta o maior crescimento percentual em vendas. O avanço de 21,1% foi o maior do segmento, favorecido pela maior comercialização de produtos voltados à suplementação infantil, entre os quais Ninho e NAN. A L’Oréal apresentou a mesma alta, ao rapidamente pegar carona no advento do varejo online, que já representa 1/4 da receita do grupo.
Confira abaixo o movimento das dez primeiras colocadas e o resultado deste ano em relação a 2019.
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