Um levantamento do portal Fierce Pharma listou os dez lançamentos da indústria farmacêutica campeões de vendas desde 2017. Entre eles, três atuam contra infecções virais e quatro são agentes imunológicos. Confira a relação.
1 – Mavyret
Companhia: AbbVie
Doença: Hepatite C
Aprovado: 3 de agosto de 2017
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 3,01 bilhões
O medicamento da Abbvie ganhou vantagem sobre a concorrência por propor um tratamento de oito semanas, enquanto medicamentos de outros laboratórios combatem a doença em 12. Em 2019, as vendas globais alcançaram US$ 2,89 bilhões.
2 – Biktarvy
Companhia: Gilead Sciences
Doença: HIV
Aprovado: 7 de fevereiro de 2018
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 1,94 bilhão
O coquetel de HIV da Gilead Sciences decolou tão rapidamente que se tornou o lançamento do gênero mais bem-sucedido da história. Depois do sucesso nos Estados Unidos, foi aprovado pela União Europeia no segundo semestre de 2018 e, no ano seguinte, ganhou os mercados da China e do Japão.
3 – Ocrevus
Companhia: Roche
Doença: Esclerose múltipla
Aprovado: 28 de março de 2017
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 1,38 bilhão
O medicamento para esclerose múltipla foi aclamado como o lançamento mais exitoso da história da Roche, conquistando status de referência nos primeiros 12 meses no mercado. Em 2019, as vendas aumentaram 57%.
4 – Shingrix
Companhia: GlaxoSmithKline (GSK)
Doença: Herpes Zóster
Aprovado: 13 de outubro de 2017 (Canadá); 23 de outubro de 2017 (EUA)
Vendas nos primeiros 12 meses: £ 784 milhões (US$ 999 milhões)
Apenas cinco meses após o lançamento, o medicamento da GSK já era responsável por 90% das prescrições de vacina de herpes zoster nos Estados Unidos. E até o fim de 2018, a participação de mercado havia atingido 98%, de acordo com a indústria farmacêutica.
5 – Spinraza
Companhia: Biogen e Ionis Pharma
Doença: atrofia muscular espinhal
Aprovado: 23 de dezembro de 2016
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 884 milhões
Lançado em conjunto pela Biogen e pela Ionis Pharma nos Estados Unidos, o medicamento movimentou US$ 203 milhões nos primeiros 12 meses, quase três vezes o que os analistas da indústria farmacêutica projetaram. Em 2017, foi incorporado à União Europeia, ao Japão, Canadá e também ao Brasil.
6 – Skyrizi
Empresa: AbbVie
Doença: psoríase em placas
Aprovado: 26 de março de 2019 (Japão), 23 de abril de 2019 (EUA)
Vendas nos primeiros 11 meses: US$ 655 milhões
O remédio gerou um faturamento de US$ 48 milhões em todo o ano passado, fato que o CEO Richard Gonzalez caracterizou como “significativamente acima de nossas expectativas”. Mas as cifras ultrapassaram US$ 300 milhões só no primeiro trimestre deste ano.
7 – Zolgensma
Companhia: Novartis
Doença: atrofia muscular espinhal
Aprovado: 24 de maio de 2019
Vendas nos primeiros 10 meses: US$ 531 milhões
O lançamento da Novartis superou as estimativas dos analistas em 2019, com vendas de US$ 361 milhões. O sucesso no mercado norte-americano já despertou a atenção do laboratório, que projeta expandir a distribuição para a Europa e Ásia.
8 – Ozempic
Companhia: Novo Nordisk
Doença: diabetes tipo 2
Aprovado: 5 de dezembro de 2017
Vendas nos primeiros 12 meses: DKK 3,15 bilhões (US$ 508 milhões)
Antes mesmo de completar um ano, o medicamento da Novo Nordisk foi fundamental para que a indústria farmacêutica retomasse a liderança em prescrições de novas marcas nos Estados Unidos.
9 – Tremfya
Companhia: Johnson & Johnson
Doença: psoríase em placas
Aprovado: 13 de julho de 2017
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 416 milhões
Em pouco tempo, o remédio da Johnson & Johnson assumiu o primeiro lugar entre medicações para o tratamento da psoríase. Agora, espera a decisão da U.S. Food and Drug Administration (FDA) para ser usado também no combate à artrite psoriática.
10 – Dupixent
Companhia: Regeneron e Sanofi
Doença: dermatite atópica, asma e rinossinusite crônica com polipose nasal
Aprovado: 28 de março de 2017
Vendas nos primeiros 12 meses: US$ 387 milhões
Regeneron e Sanofi contabilizaram mais de 10 bilhões de euros em vendas. Em apenas cinco semanas, acumulou cerca de 3.500 prescrições. No ano passado, as vendas aumentaram 151% em relação a 2018 e atingiram € 2,07 bilhões (US$ 2,32 bilhões). Suas vendas podem chegar a US$ 3,4 bilhões em 2020.
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