O instituto Ipsos divulgou os resultados da terceira edição da pesquisa que indica os laboratórios farmacêuticos mais prestigiados e recomendados pela classe médica. O estudo encomendado pelo Sindusfarma foi baseado em entrevistas online realizadas entre junho e julho deste ano, com 650 profissionais de saúde de todo o Brasil, representando 16 especialidades.

A pesquisa levou em conta 11 quesitos, segmentados em três grandes atributos – imagem corporativa (incluindo avaliações sobre inovação, ações de marketing, confiança, preferência e recomendação), presença (proximidade, visitas mais frequentes e melhor representante) e produtos (qualidade dos genéricos, qualidade dos medicamentos e melhor relação custo-benefício). “A metodologia foi baseada em respostas espontâneas, sem nenhuma menção prévia às empresas. Dessa forma, foi possível ter uma percepção muito mais clara da reputação de cada laboratório e do nível de associação entre marca e produto”, avalia Cassio Damacena, diretor da divisão Ipsos Healthcare.

Confira os indicadores mais relevantes de acordo com cada área:

Cardiologia: Pfizer e Novartis, pela ordem, concentraram a maior parte das recomendações e foram as mais bem avaliadas em sete quesitos.

Clínica geral: O Aché foi campeão em recomendações, seguido de perto pela Novartis e pela Pfizer. A Eurofarmadestacou-se pela excelência dos genéricos e de sua equipe de representantes.

Dermatologia: A La Roche-Posay foi recomendada por 92% dos médicos. Já o Aché foi citado especialmente pela maior proximidade e pela relação custo-benefício.

Endocrinologia: A Novo Nordisk foi a primeira colocada em todos os indicadores vinculados à imagem corporativa e também à presença da equipe.

Gastroenterologia: Sete das dez categorias foram encabeçadas pela Takeda, inclusive as de confiança, inovação e recomendação.

Ginecologia: A Bayer foi a melhor em oito quesitos e ainda mereceu 90% de recomendação.

Hematologia: Com 90% de recomendação cada, Janssen e Roche dominaram a lista. A Medley mereceu destaque pela produção dos genéricos. Pesquisa

Neurologia: Uma das áreas que apresentou mais pulverização nos resultados, com a inovação liderada pela Biogen e a Libbs ganhando em preferência e por ter os melhores representantes. A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.

Oncologia: A Roche recebeu recomendação de 84% dos entrevistados e venceu em nove das dez categorias.

Ortopedia: Aché, Eurofarma e Pfizer revezaram-se entre as mais bem avaliadas, com o Aché liderando no quesito recomendação.

Otorrino: O Aché recebeu menções especialmente pelas ações de marketing e pelo time de representantes, mas a melhor recomendação foi destinada à GSK, seguida de perto pela Sanofi.

Pediatria: Oito categorias foram lideradas por Aché ou GSK, mas foi a Sanofi a mais recomendada.

Pneumologia: A GSK recebeu 90% de recomendação e foi a mais citada em nove dos dez quesitos.

Psiquiatria: Os melhores indicadores foram registrados por Libbs e Lundbeck, que ganharam mais votos pela confiança e inovação, respectivamente.

Reumatologia: a Janssen foi líder em metade dos quesitos e considerada a mais presente, enquanto a Pfizer recebeu 77% de recomendação e a EMS ganhou na relação custo-benefício.

Urologia: Com 73% de recomendação, a Astellas é dona da melhor imagem corporativa, enquanto a Eurofarmasobressaiu pelo custo-benefício dos medicamentos e pela frequência de visitas.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/09/02/pesquisa-aponta-os-laboratorios-mais-bem-avaliados-do-pais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *