A empresa inglesa The Bakery, que conecta grandes companhias a startups para promover a inovação, irá abrir o seu primeiro hub com foco na área de saúde em outubro.

O Health Lab será a primeira investida da empresa no setor, e o Brasil foi escolhido para sediar o laboratório.

“Diversos pontos confluíram para esse interesse nosso de abrir o Health Lab no Brasil,” disse o sócio e cofundador do The Bakery Brasil, Marcone Siqueira, a Época NEGÓCIOS.

“É uma demanda dos players, que estão demandando muito de empresas como a The Bakery para ter acesso a novas tecnologias e novos produtos e acelerar a inovação”.

Segundo Siqueira, o Brasil é um ótimo lugar para o hub porque o País tem se provado na área de inovação em modelo de negócios.

Além disso, ele ressalta que o brasileiro é considerado um grande early-adopter de tecnologias.

Assim, o foco principal do novo hub será a colaboração.

Como a área da saúde não possui uma empresa que domine todas as etapas da cadeia produtiva, as companhias precisam trabalhar juntas no mercado.

Trabalho em conjunto
O Health Lab surge para ser um laboratório para grandes empresas trabalharem em conjunto.

“O cerne e o mote principal é trazer empresas que não são concorrentes, se complementam, tem objetivos em comum e tem como foco principal a saúde do paciente”, diz a diretora do Health Lab, Ana Claudia Rasera.

A Sanofi, farmacêutica francesa, é uma das empresas confirmadas para trabalhar no local.

Segundo Siqueira, a pandemia do novo coronavírus acelerou, dessa forma, a necessidade do hub e pressionou empresas a enxergar inovação como prioridade.

“As empresas de saúde tiveram que repensar seu modelo de negócios”, disse. “A empresa precisa incluir, digitalmente, o consumidor. A Covid-19 serviu, no setor, como um impulsionador de tecnologias digitais”.

Executivos apostam no sucesso da The Baker
Inovação na área de saúde, muitas vezes, é mais lembrada pelos fracassos do que pelos sucessos, como no caso da Theranos.

Tanto Siqueira quanto Rasera, no entanto, enxergam, todavia, que o Health Lab não terá espaço para promessas vazias.

“Não trabalhamos na base de promessas, queremos saber qual sua tecnologia hoje, não amanhã”, disse Siqueira.

O trabalho junto com grandes empresas, como a Sanofi, também traz segurança: a expertise e reputação delas evitam fiascos como Theranos, disse Rasera.

No entanto, todas elas tomarão riscos. Afinal, segundo Siqueira, é assim que se inova. “A gente não pode esquecer que inovação é risco”, afirmou. “O risco está atrelado ao processo de inovação”.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/the-bakery-lanca-health-lab-de-inovacao-no-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *