A empresa inglesa The Bakery, que conecta grandes companhias a startups para promover a inovação, irá abrir o seu primeiro hub com foco na área de saúde em outubro.
O Health Lab será a primeira investida da empresa no setor, e o Brasil foi escolhido para sediar o laboratório.
“Diversos pontos confluíram para esse interesse nosso de abrir o Health Lab no Brasil,” disse o sócio e cofundador do The Bakery Brasil, Marcone Siqueira, a Época NEGÓCIOS.
“É uma demanda dos players, que estão demandando muito de empresas como a The Bakery para ter acesso a novas tecnologias e novos produtos e acelerar a inovação”.
Segundo Siqueira, o Brasil é um ótimo lugar para o hub porque o País tem se provado na área de inovação em modelo de negócios.
Além disso, ele ressalta que o brasileiro é considerado um grande early-adopter de tecnologias.
Assim, o foco principal do novo hub será a colaboração.
Como a área da saúde não possui uma empresa que domine todas as etapas da cadeia produtiva, as companhias precisam trabalhar juntas no mercado.
Trabalho em conjunto
O Health Lab surge para ser um laboratório para grandes empresas trabalharem em conjunto.
“O cerne e o mote principal é trazer empresas que não são concorrentes, se complementam, tem objetivos em comum e tem como foco principal a saúde do paciente”, diz a diretora do Health Lab, Ana Claudia Rasera.
A Sanofi, farmacêutica francesa, é uma das empresas confirmadas para trabalhar no local.
Segundo Siqueira, a pandemia do novo coronavírus acelerou, dessa forma, a necessidade do hub e pressionou empresas a enxergar inovação como prioridade.
“As empresas de saúde tiveram que repensar seu modelo de negócios”, disse. “A empresa precisa incluir, digitalmente, o consumidor. A Covid-19 serviu, no setor, como um impulsionador de tecnologias digitais”.
Executivos apostam no sucesso da The Baker
Inovação na área de saúde, muitas vezes, é mais lembrada pelos fracassos do que pelos sucessos, como no caso da Theranos.
Tanto Siqueira quanto Rasera, no entanto, enxergam, todavia, que o Health Lab não terá espaço para promessas vazias.
“Não trabalhamos na base de promessas, queremos saber qual sua tecnologia hoje, não amanhã”, disse Siqueira.
O trabalho junto com grandes empresas, como a Sanofi, também traz segurança: a expertise e reputação delas evitam fiascos como Theranos, disse Rasera.
No entanto, todas elas tomarão riscos. Afinal, segundo Siqueira, é assim que se inova. “A gente não pode esquecer que inovação é risco”, afirmou. “O risco está atrelado ao processo de inovação”.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/the-bakery-lanca-health-lab-de-inovacao-no-brasil/
Deixe um comentário