Varejo Farma – A primeira projeção pós-Covid-19 realizada pela IQVIA revela que o varejo farmacêutico deve crescer 7,3% em valores em 2020, considerando um cenário de baixo impacto, 4,1% no médio e apenas 1,9% no alto impacto.. A afirmação é de Rodrigo Kurata, diretor das áreas farmacêutica e de consumer health para o Brasil da consultoria, durante apresentação no II Workshop Retail Farma Brasil, ocorrido nesta terça-feira, dia 28, e acompanhado com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.

“Havia uma projeção de crescimento de 10,4% em 2020, em relação a 2019. Com a pandemia, os pilares de crescimento tradicionais do canal serão altamente afetados. E é preciso analisar como cada categoria vai atuar mês a mês, para que as empresas busquem as melhores alternativas e viabilizem as vendas nesse período de crise”, afirma o executivo.

Kurata elenca os principais impactos da Covid-19 na demanda do varejo farma:

Atrasos em lançamentos

Empresas adiam lançamentos de novas moléculas, extensões de linha, novos packs e formulações
Impacto negativo no curso prazo, mas espera-se uma recuperação no futuro, com a aceleração dos lançamentos no período pós-crise

Controle de preços

Iniciativa do governo para adiar o aumento de preços de medicamentos
Esse impacto é temporário e dura somente enquanto a medida estiver em vigor (sem recuperação pós-evento)

Queda nos níveis de renda

Renda de paciente ou consumidor cai em decorrência da deterioração do cenário econômico
Nesse caso, espera-se uma redução do crescimento de mercado e mudança nos padrões de consumo, com genéricos e outros produtos mais acessíveis sendo favorecidos

Estocagem de produtos

Evento único, com consumidores efetuando compras além do necessário
Impacto limitado a 2020, que pode ser parcialmente compensado por menos compras no futuro

Efeitos da quarentena

Queda em novos inícios de tratamento devido ao menor número de consultas médicas, parcialmente compensado pela implementação da telemedicina
Queda na adesão ao tratamento entre pacientes crônicos e no segmento de consumer health parcialmente compensado pelo avanço do e-commerce

A IQVIA traçou três diferentes cenários para o mercado farmacêutico considerando os impactos no Brasil.

“Mesmo analisando o pior cenário possível, há ainda uma estimativa de pequeno crescimento em 2020, considerando a resiliência do canal e a essencialidade dos serviços farmacêuticos frente a esse cenário”, finaliza Kurata.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/29/varejo-farma-pos-covid-deve-crescer-ate-73-em-valores/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *