egundo análise da consultoria IQVIA, após a população ter ampliado as compras no varejo farmacêutico para fazer estoque de medicamentos e produtos de saúde, o início de abril revelou uma queda expressiva na demanda de diversas categorias. Na semana de 5 a 11 de abril, categorias não relacionadas à Covid-19 apresentaram procura 25% mais baixa que no mesmo período de 2019. E mesmo produtos com algum grau de relação ao vírus sofreram desaceleração.
Em março, o mercado total apresentou crescimento de 28,9% sobre o mesmo período de 2019. Os dados do mês demonstraram um resultado positivo para o canal como um todo, impulsionado principalmente pelos produtos e medicamentos com relação direta (álcool em gel, máscaras cirúrgicas, medicamentos para febre e tosse) ou indireta (medicamentos para diabetes, doenças e complicações respiratórias ou cardiovasculares) com a Covid-19. No entanto, artigos não associados à doença (protetores solares, desodorantes e hidratantes) tiveram forte retração.
TOP 5 – categorias que mais contribuíram para crescimento/queda no setor
Março 2020 x Março 2019
Ao analisar o comportamento das vendas via e-commerce no mesmo período, a performance é diferente. Nesse cenário, ocorreu um crescimento expressivo de diversas categorias relacionadas ou não à Covid-19, com alta de 148,9% na comparação com março de 2019.
TOP 10 categorias que mais contribuíram para o crescimento do e-commerce
Março 2020 x março 2019
Desempenho por regiões
Todas as macrorregiões do país tiveram um avanço substancial (acima de 20%) em março. A média foi superior no Centro-Oeste, Nordeste e Norte, com altas de 37,3%, 31,4% e 39,5% respectivamente. O Sudeste cresceu em linha com a média (28,3%) e o Sul apresentou o menor crescimento (21%). Na semana 15, nenhuma das regiões contabilizou resultado positivo quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
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