Salmanazar, Balthazar e Nabucodonosor… A Verallia é a única fabricante de vidros na França capaz de produzir essas garrafas de champanhe que variam de nove a 15 litros. A Formes de Luxe teve uma visão interna de um processo de produção que acontece apenas uma vez por ano.
Em seu local em Oiry, perto de Epernay, no coração da região francesa de Champagne, a fabricante de vidros francesa Verallia inaugurou sua linha de produção dedicada a garrafas de grande formato. De meados de novembro a meados de dezembro de 2024, o processo de fabricação de um mês de duração é uma tradição anual no local desde 1992. A Verallia recruta funcionários temporários para trabalhar em suas linhas de produção padrão durante o período para que seus funcionários mais qualificados e experientes possam se dedicar à fabricação de garrafas de champanhe Salmanazar (9 litros), Balthazar (12 litros) e Nabucodonosor (15 litros).
Esses tamanhos são normalmente usados para fins de marketing, como eventos especiais ou ativações de marca na loja, explica Jeremy Fernandes, Diretor de Mercado de Champanhe na Verallia. “A grande dificuldade com essas garrafas”, ele brinca, “é servir o champanhe em si!”. Um Nabucodonosor, por exemplo, pesa mais de 10 quilos antes mesmo de ser enchido com 15 litros — ou o equivalente a 20 garrafas padrão — de champanhe.
Mas a produção também não é uma tarefa fácil. O “processo único e artesanal” requer um savoir-faire que é singular na França; a Verallia é a única fabricante de vidro no país capaz de produzir esses tamanhos.
Um processo de fabricação de vidro mais lento
A linha da Verallia para grandes formatos funciona em uma velocidade muito mais lenta do que para as garrafas de tamanho padrão, e três, em vez de duas, etapas estão envolvidas no processo de sopro do vidro. Entre o corte da gota de vidro e a garrafa formada, cerca de dois minutos se passam, diz o diretor do local Franck Blondelle, em comparação com 10 segundos para uma garrafa padrão de 75cl.
Cada recipiente é inspecionado durante um processo de controle de qualidade manual e digital que verifica parâmetros incluindo defeitos de superfície, diâmetro do gargalo, capacidade e qualquer anomalia na distribuição do vidro que possa tornar o vidro frágil. Um robô testa as garrafas quanto à resistência à pressão. Embora existam outros dois fabricantes de vidro capazes de produzir garrafas desse tamanho — na Itália e no México — “este é o único local no mundo que testa individualmente cada garrafa a 18 bares por um minuto”, destaca Fernandes. [Nota do editor: o mercado de champanhe impõe uma resistência interna à pressão de 7 bares].
Essas garrafas com defeitos visuais podem, no entanto, ser usadas como garrafas falsas, embora, “[resistência à] pressão não possa ser garantida neste caso”, diz Blondelle. Os volumes de produção para as garrafas de grande formato do fabricante de vidro permanecem confidenciais.
A planta da Verallia em Oiry (170 funcionários) opera um forno e quatro linhas de produção. Ela fabrica cerca de 200 milhões de garrafas por ano, principalmente para champanhe e vinhos espumantes.
Deixe um comentário