Com a melhora nos indicadores econômicos, o mercado de franquias registrou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre, comparado a igual período do ano passado. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.

Abertura e Fechamento

 De acordo com o levantamento, houve 4,8% mais operações de franquias inauguradas entre julho e setembro deste ano, comparado aos mesmos meses de 2023, com um percentual de encerramento de 1,5%. O saldo positivo, portanto, foi de 3,2%. Os repasses de operações tiveram pouca variação, com um índice de 1,1% frente a 0,9% no período pesquisado. Assim, no terceiro trimestre houve um acréscimo de 4.162 operações, totalizando 195.508 franquias pelo país.

Segmentos

  De julho a setembro, todos os 12 segmentos listados pela entidade cresceram. Entre os que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias), Entretenimento e Lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. Alimentação – Food Service ficou na segunda posição, com alta de 14% no faturamento. O terceiro melhor desempenho foi de Limpeza e Conservação (+13%). Na sequência, se destacaram Hotelaria e Turismo, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, ambos com receita 12,7% maior; Educação (12,6%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (12,4%); e Serviços e Outros Negócios (12,3%).

Fonte: https://gironews.com/franchising/mercado-de-franquias-cresce-121-no-3o-trimestre-de-2024/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *