Em comparação com o terceiro trimestre de 2023, a venda de genéricos registrou um crescimento de 10,13% no mesmo período deste ano. Quem aponta tal avanço é a PróGenéricos.
A entidade destaca ainda que, nos últimos cinco anos, a comercialização desses medicamentos não apresentava um salto tão significativo. Ao todo, foram vendidas 551.223.425 unidades entre julho e setembro de 2024.
“Esse desempenho coloca o setor de genéricos em uma posição de destaque, superando o crescimento do mercado total de medicamentos, que apresentou um incremento de 7,66% no mesmo período”, afirma o presidente-executivo Tiago Vicente.
Venda de genéricos representa 38% do total
Da comercialização total de medicamentos registrada no Brasil em 2023, os medicamentos genéricos foram responsáveis por 38% do montante. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, essa participação chegue aos 40%.
Há uma explicação para o mercado tão fértil. Segundo a IQVIA, 92,7% dos pacientes escolhem trocar o remédio por um genérico. A opção é baseada em fatos: 93% dos consumidores confiam nesses fármacos, de acordo com a Febrafar.
Biossimilares também vivem viés de alta
Na esteira do crescimento dos medicamentos genéricos, os biossimilares avançam em velocidade de cruzeiro. De acordo com a PróGenéricos, a participação desses remédios era de apenas 1,64% em junho 2021 e, no mesmo mês de 2024, foi de 9,72%. Tal crescimento indica um aumento de 1.533% nas vendas de unidades.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/venda-de-genericos-cresce-10-trimestre/
Deixe um comentário