As redes varejistas Casino e Dia fecharam acordo para criar uma estrutura única de compras e negociações com
fornecedores, a ICDC Services, com o intuito de ampliar o poder de barganha das empresas em relação às
fornecedoras globais. A expectativa é que a parceria comece a funcionar no ano que vem.
O negócio pode alcançar no futuro, segundo as companhias, 50% do volume de marca própria de ambas as
empresas na Europa ­ as redes não fixaram prazo para que isso ocorra.
A joint venture não envolve a operação do Dia na França, controlada pelo Carrefour, concorrente do Casino,
esclareceu ontem a empresa. A parceria foi informada pela empresa nesta semana.
Questionado se o Brasil fará parte deste acordo internacional entre Casino e Dia, o Grupo Pão de Açúcar (GPA),
controlado pelo Casino, informa que ele não envolve o Brasil neste momento. A companhia não esclarece, porém,
se há um plano futuro de parceria para as duas companhias no país.
Se o projeto se baseia num acordo global, difícil acreditar que as redes não vão reproduzir a parceria no mercado
brasileiro ­ especialmente pelo volume negociado. O país tem peso considerável na operação do Casino hoje ­ é o
segundo maior mercado em vendas do grupo (perde para a França) assim como tem relevância para o Dia.
O mercado brasileiro representa 16% das vendas trimestrais do grupo Dia, apenas atrás da Espanha e empatado
com Argentina. No Casino, o país representou pouco mais de € 4 bilhões em vendas no terceiro trimestre, de um
total de € 10,6 bilhões em vendas no mundo no período.
A aliança aguarda a aprovação das autoridades de concorrência. Ambas as empresas continuarão a operar de
forma independente, ou seja, preços serão definidos separadamente.

Fonte:http://www.clubedaembalagem.com.br/noticias/0/6238

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